Pesquisar

Atividades ao ar livre marcam o dia de Combate ao Tabagismo

Foto: João Gomes / COMUS
Atividades ao ar livre marcam o dia de Combate ao Tabagismo
Atividades ao ar livre marcam o dia de Combate ao Tabagismo
Atividades ao ar livre marcam o dia de Combate ao Tabagismo
Atividades ao ar livre marcam o dia de Combate ao Tabagismo
Atividades ao ar livre marcam o dia de Combate ao Tabagismo

A Prefeitura Municipal de Belém oferece, em 13 Unidades Municipais de Saúde e em duas Estratégias de Saúde da Família, o Programa de Controle do Tabagismo.

Um pouco tímida, mas com muita disposição, a aposentada Raimunda Nascimento, 67, não se descuida da saúde e realiza todos os exercícios físicos que são orientados pelo educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do bairro da Terra Firme, em Belém. Na manhã desta sexta-feira, 31, a aposentada aproveitou para participar, ao lado do grupo da melhor idade, de uma ação em alusão ao Dia de Luta Contra o Tabagismo, data celebrada no último dia 29.

“Faço parte do Nasf há muitos anos e o que mais gosto é de fazer as caminhadas, tão importantes para a saúde e gosto muito de fazer as atividades com a equipe. Percebo que quando eu deixo de caminhar sinto meu coração mais agitado e quando faço com regularidade os exercícios me sinto mais leve”, comentou a aposentada. A atividade de hoje ocorreu dentro da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ofereceu alongamento, caminhada, exercício físico, meditação e lanche para os participantes.

De acordo com o que recomenda o Ministério da Saúde, o Nasf é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais das Equipes das Unidades de Saúde para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes com terapeuta ocupacional, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicólogo. “Todos os idosos são muito receptivos para participar das atividades. A gente lembra que o exercício acaba sendo um ‘remédio’ para uma série de problemas de saúde”, ressalta o educador físico do Nasf Terra Firme, Ondino Assis.

Para o terapeuta ocupacional Adriano Nascimento, levar o grupo da melhor idade para realizar as atividades físicas e corporais em um espaço na beira do rio proporciona melhores resultados. “A gente sabe que no contexto, o que motiva o tabagismo são os problemas emocionais e o de estresse. O uso do cigarro é uma válvula de escape e a pessoa fica suscetível a fazer o consumo. A gente sabe ainda que o tabagismo é uma questão comportamental e que é um hábito”, completou o terapeuta, ressaltando ainda sobre os bons hábitos de saúde.

Para a dona de casa Valdete Costa, 52, que participa do grupo desde 2016, e faz parte de todas as atividades propostas pela equipe multidisciplinar, a inserção no núcleo foi fundamental para ela na hora de decidir dar outros passos na vida pessoal. “Desde que entrei para as atividades do Nasf passei a me sentir outra pessoa, inclusive a motivação em voltar a estudar foi parte daqui e quero ir muito mais longe”, frisou.

Em Belém, existem 11 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) localizados em bairros como do Benguí, Paraíso dos Pássaros, Terra Firme, Marambaia, Cabanagem, Icoaraci, Telégrafo, Mosqueiro, Tapanã, Guamá e Sacramenta.

TABAGISMO

A Prefeitura Municipal de Belém oferece, em 13 Unidades Municipais de Saúde e em duas Estratégias de Saúde da Família, o Programa de Controle do Tabagismo, que auxilia os fumantes a alcançar o objetivo de parar de fumar, fornecendo todas as informações e estratégias. O programa faz o acompanhamento do paciente durante um ano e oferece atendimento multiprofissional com médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e orientação odontológica.

O consumo de derivados do tabaco pode provocar 50 diferentes tipos de doenças, entre as quais as cardiovasculares (infarto), cânceres e as respiratórias crônicas (enfisema e bronquite). “As pessoas que procuram as unidades são acolhidas e passam por uma primeira avaliação e exames clínicos para identificar o tipo de dependência de cada uma. O tratamento inclui terapia, rodas de conversa, acompanhamento nutricional, consultas com médicos, além da fase medicamentosa”, explicou a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo em Belém, Vera Fonseca.

Confira os locais onde é oferecido o Programa de Controle do Tabagismo:
- Unidade Municipal de Saúde Guamá
- Unidade Municipal de Saúde do Jurunas
- Unidade Municipal de Saúde da Tavares Bastos
- Unidade Municipal de Saúde da Terra Firme
- Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta
- Unidade Municipal de Saúde do Tapanã
- Unidade Municipal de Saúde da Marambaia
- Unidade Municipal de Saúde Benguí II
- Unidade Municipal de Saúde do Telégrafo
- Unidade Municipal de Saúde de Maracajá
- Unidade Municipal de Saúde de Icoaraci
- Unidade Municipal de Saúde do Paraíso dos Pássaros
- Unidade Municipal de Saúde da Pratinha.
- Estratégia de Saúde da Família do Aeroporto (Mosqueiro)
- Estratégia de Saúde da Família de Fídelis (Outeiro)

TAGS:

Relacionadas: