Durante todo o mês de agosto, alunos e professores da Escola Municipal Maria Madalena Corrêa Raad, no Distrito de Icoaraci, promoveram uma extensa pesquisa sobre as lendas amazônicas, através da leitura de livros e exibição de vídeos. O resultado pôde ser visto nesta sexta-feira, 31, com a culminância dos projetos "Lendas Amazônicas" e "A leitura que transforma". A programação fez parte das comemorações pelo Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto.
Para o coordenador do evento, o professor Wilson Tadeu Amoras, o objetivo foi alcançado com o incentivo ao aprendizado, leitura, e a valorização da cultura local. "Nós temos que desenvolver nesses alunos o hábito da leitura, e o que aconteceu aqui é o resultado do que a gente vem trabalhando em sala de aula, na biblioteca e em vários espaços da escola. Eu estou muito feliz com o resultado do trabalho", comemorou.
Na sala da professora Viviane Mota, do 3° ano, depois de ouvir as lendas, os alunos fizeram as ilustrações das histórias. "Agora esse trabalho vai para a biblioteca, para que outras pessoas conheçam o que é possível se fazer com uma turma na idade deles. A gente tem que saber que nessa faixa etária nem todos tem habilidades bem desenvolvidas, e ainda estão em processo de construção, mas apesar de todas as barreiras, conseguimos um excelente resultado", declarou a professora.
A programação contou ainda com dramatizações, contação de histórias, apresentações e danças. "Eu gostei da programação. As lendas fazem parte do nosso folclore", ressaltou o pequeno Yan Lopes, de 7 anos, "Eu gostei mais da história da Matinta Perera e do Curupira", completou.
Durante o evento foi apresentado o livro "Morrendo de medo em Icoaraci", que é uma recriação das histórias e lendas sobre visagens em Icoaraci, resultado de projeto feito pelos próprios estudantes. A aluna Renata Soares, 13 anos, foi a responsável pela ilustração do livro. "Eu me sinto feliz e orgulhosa pelo que eu fiz. Precisei ter muita criatividade para desenhar e passar todo aquele sentimento de medo para os desenhos", destacou.