Os Jogos Escolares das Ilhas Sul chegam a sua nona edição com competições e atividades tradicionais da região Amazônica nas ilhas do Combu, Ilha Grande e Comunidade da Várzea. Neste ano, os jogos são realizados na Unidade Pedagógica Combu, um dos cinco anexos da Escola Municipal Milton Monte. Os alunos da educação infantil ao 5º ano participaram nesta quinta-feira, 20, da abertura dos Jogos com atividades culturais e o início das competições esportivas. Serão dois dias de programação com a participação de cerca de 600 crianças, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Sob a temática “Brasil: uma aliança de amor e paz promovida pelo esporte” os alunos da Milton Monte e seus anexos - as unidades pedagógicas São José, Santo Antônio, Nazaré, Navegantes e Combu - apresentaram danças e desfilaram seus pelotões, tendo à frente uma representante das cores dos anéis olímpicos e a unidade anfitriã homenageando as mulheres. As seis sacerdotisas dos Jogos fizeram o revezamento da tocha até o acendimento da pira olímpica.
Uma das Sacerdotisas era Vanessa Pereira, de 11 anos, que representou o anel olímpico de cor preta. “Estou gostando de participar. É legal representar a escola nos Jogos”, disse a garota, que desfilou à frente da Unidade Pedagógica Nazaré. “Amanhã vou participar do jogo de queimada. A gente vai ganhar”, ela completou confiante.
O hasteamento das bandeiras também ficou por conta dos alunos. Para Eliedson Bittencourt, de 10 anos, “é um orgulho levar a bandeira de Belém e o nome da UP São José”. O garoto do 5º ano vai defender sua unidade no time de futebol, atuando como goleiro da equipe. Já a bandeira do Brasil foi içada por Leonardo Pinho, de 6 anos. Fã de Neymar, Leonardo joga como goleiro no time de futebol da UP Nazaré e está confiante no bom resultado dos Jogos. “Vai ser muito legal. Os tios e as tias sempre ajudam a gente com as brincadeiras”, disse.
As atividades do primeiro dia foram direcionadas aos alunos da educação infantil até o 2º ano. Entre elas, o clássico cabo de guerra, futebol e pula corda, e as mais regionais, como a corrida do cocoio, onde as crianças correm com uma folha seca do açaizeiro entre as pernas, o revezamento de rasa, uma corrida com o recipiente de palha usado para carregar açaí, e a subida no açaizeiro. No segundo dia é a vez das crianças do 3º ao 5º ano praticarem queimada, futebol e atletismo.
Para a coordenadora da Educação do Campo da Semec, Roseane Siqueira, “esses eventos são justamente para estimular a interação, a socialização, o respeito. Para o aluno perceber que o colega é parte importante da escola. O processo de ensino e aprendizado está muito além dos limites da escola. E, geograficamente são escolas distantes”, detalhou a coordenadora. O transporte dos alunos no cotidiano escolar é garantido pela Semec através das 21 embarcações disponíveis e exclusivas do transporte escolar. “O evento possibilita às crianças estarem em contato com os alunos das outras unidades. Os alunos são preparados o ano inteiro, interligando o conhecimento de sala de aula com as práticas esportivas”, avalia José Marques, coordenador da UP Combu. Os jogos seguem até esta sexta-feira, 21, na Unidade Pedagógica Combu, a partir das 8h.