Levar conhecimentos básicos sobre a linguagem audiovisual é só um dos objetivos da Oficina de Comunicação que iniciou na segunda-feira, 24, e segue até sexta, 28, no bairro da Cremação, para 20 moradores, entre adolescentes, jovens e adultos de áreas socialmente vulneráveis da Bacia da Estrada Nova.
A intenção é contribuir para melhorar a comunicação, estimular a descoberta de talentos, a formação de porta-vozes para o fortalecimento comunitário e ainda, aumentar as possibilidades de geração de renda por meio da produção de vídeos. As filmagens serão exibidas no Cine Olympia na sexta-feira, em uma programação especial para a comunidade.
As atividades da oficina são ministradas pelo publicitário e produtor cultural Leonardo Augusto Barbosa, com a parceria da Platô Produções, e contou com a presença de convidados como a cantora Thaciane Pantoja, que participa da web série Sampleados e usa a internet para divulgar a produção cultural regional. “Eu entendo o audiovisual como um instrumento de transformação social. É uma linguagem que mexe e que pode modificar a gente. É nisso que eu acredito e venho trabalhando”, explica Leonardo Augusto.
Em conversa com os participantes da oficina, Thaciane deu dicas sobre como iniciar o trabalho de filmagem. "Se estiver com medo, com vergonha, vai assim mesmo. Porque o medo não vai passar, a vergonha não vai passar, mas são obstáculos pro teu sucesso. Então, vai lá e filma assim mesmo", orienta.
Dona Leonice Ferreira Muniz, de 60 anos, é a mais experiente da turma e também uma das mais entusiasmada. Ela participou da oficina de Fotografia realizada na comunidade e depois de participar de uma exposição no Museu de Arte de Belém, fez questão de também aprender sobre audiovisual. “Eu fiquei com uma câmera fotográfica quase dez anos guardada em uma gaveta. Eu ganhei dos meus filhos e nunca tinha aprendido a usar. Depois da oficina eu já até participei de uma exposição. Então, vou aprender tudo o que eu puder, porque nunca é tarde”, afirma.
A oficina de Produção Audiovisual faz parte das ações do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova, da Prefeitura de Belém, que além de obras de macrodrenagem e urbanização, realizam atividades de desenvolvimento social para as famílias das áreas impactadas. Até o final das obras, serão mais de 50 cursos e oficinas oferecidos de graça para as comunidades. O Programa está inserido no Sanear Belém, programa macro do município que desenvolve ações de saneamento e urbanização.
Exibição no Cine Olympia – Durante a oficina de audiovisual, os participantes deverão produzir vídeos, preferencialmente sobre a realidade em que vivem ou temáticas de interesse da comunidade. Os vídeos resultantes serão exibidos em uma sessão especial no Cine Olympia, a partir das 15h da sexta-feira, 28, com a participação da comunidade que produziu e se mostrou nas filmagens. Os concluintes da atividade poderão convidar parentes, amigos e vizinhos para a programação.
De acordo com a equipe da Prefeitura de Belém, que realiza a oficina, é uma maneira de fortalecer o sentimento de pertencimento e aumentar a autoestima dos moradores em relação ao local onde vivem, a partir da reflexão, da pesquisa e da produção de vídeos sobre o dia a dia, curiosidades, personalidades e talentos da área. “A realização das oficinas tem despertado um novo olhar dos moradores em relação ao próprio cotidiano, quase sempre evidenciado pela violência urbana e demais mazelas sociais. Hoje, podem colocar, por meio das oficinas, novas impressões que trazem consigo possibilidades de crescimento pessoal, descoberta de talentos e estimulam a busca de conhecimentos”, pontuou a assistente social Nedir Mendes, do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova.