Envelhecer com qualidade de vida é um desejo de todos. E para Terezinha de Jesus não é diferente. Há três anos, a aposentada teve sua vida transformada depois de participar do Programa Saúde do Idoso, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em suas 29 Unidades Municipais de Saúde.
Na UMS da Cabanagem, Terezinha faz aulas de ginástica, dança e oficinas artísticas. “Minha disposição melhorou significativamente depois que ingressei ao programa. Tenho meus afazeres em casa, com meus netos e filha, mas mantenho tudo organizado para não faltar às atividades”, contou a idosa, de 67 anos.
A história da Terezinha é apenas uma das 93.484 pessoas idosas atendidas pela Rede Municipal de Saúde e que, através do programa conseguem ter um envelhecimento muito mais ativo e saudável por meio de atividades como dança, teatro, canto, artesanato, atividades físicas e programas como Hiperdia, Tabagismo, Saúde Mental, Controle da Hanseníase e Tuberculose, Humanização, Nutrição e Prevenção à Violência.
“De forma qualificada e prioritária, em todas as unidades de saúde a pessoa idosa é atendida e, dentre todas as unidades, algumas se destacam por terem o Programa do Idoso fixo, como forma de promoção e de prevenção da saúde”, comenta Darley Quintas, coordenador de Referência Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Sesma.
A equipe do Programa Saúde do Idoso é composta por diversos profissionais como, médico clínico geral, serviço social, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, entre outros. A pessoa com mais de 60 anos interessada em participar poderá se inscrever nas Unidades Municipais de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
A rede municipal também conta com a Casa do Idoso que tem cadastrado, em média, 20 mil idosos e, diariamente, disponibiliza serviços de atendimento referenciados em diversas especialidades, além de atividades em grupo e oficinas de memória, artesanato, dança, entre outros. “Eu já frequentava a casa desde quando era localizada na Almirante Barroso. Meu marido e eu realizamos exames e somos atendidos por médicos muito atenciosos. São reumatologistas, ortopedistas, geriatras. Fazemos tudo aqui”, diz Orminda Cordeiro, de 73 anos. A Casa do Idoso atende, aproximadamente, 400 a 450 pacientes por dia.
Para Odeth Vulcão, de 76 anos, a assistência ofertada à terceira idade é fundamental para a qualidade de vida de quem precisa de maiores cuidados. A aposentada, que frequenta o Centro de Convivência da Terceira Idade Zoé Gueiros e também é atendida pela Casa do Idoso, destaca como parte de uma vida saudável as atividades em grupo. “Me sinto muito mais ativa depois que comecei a participar dos programas de saúde oferecidos pelo município. Além dos passeios e oficinas, ainda fazemos novas amizades”, conta.
“Reconhecemos que a senilidade é diferente para todos e que existem fatores distintos como condição de vida, acesso aos serviços e condições de atendimento social que impactam diretamente na longevidade com qualidade de vida. Por isso, entendemos que esses programas têm proporcionado à melhor idade uma vida nova, mais ativa e mais saudável”, diz Quintas.
Terceira idade - No Estado do Pará, de acordo com dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), de 2016, a população total é de 8.272.724 pessoas, sendo 634.104 maiores de 60 anos, o que equivale a 7% da população total.
Em Belém, segundo dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa é de 149.990, o que equivale a 10,3% da população total, que é de 1.446.042 habitantes. O município já é considerado envelhecido, pois segundo os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o limite percentual é a partir de 7%.
Programação - Em alusão aos dias Municipal e Internacional do Idoso, comemorados em 27 de setembro e 1º de outubro, a secretaria organizou uma programação especial para a Semana do Idoso, que começa nesta quinta-feira (27), com atrações culturais no Teatro Margarida Schivasappa, das 14h30 às 17h30.
As ações seguem até o dia 04 de outubro, em Belém, no Distrito de Mosqueiro, e em todas as unidades municipais de saúde, dentro do Programa Saúde do Idoso.