Com objetivo de incentivar o civismo e a valorização da musicalização nas escolas, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), realizou neste sábado, 29, no Ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Avertano Rocha, a 9ª Mostra de Bandas Escolares do distrito com a participação de oito colégios das redes pública e particular de ensino.
O evento, que ocorre todos os anos no mês de setembro após o desfile escolar, possibilita que as bandas mostrem repertórios variados e performances ensaiadas ao longo do ano.
Diferente das demais, a Banda Fanfarra Mestre Raimundo Cardoso da Escola Liceu, formada em agosto deste ano, teve apenas um mês de ensaio e surpreendeu na apresentação ao levar 40 integrantes para a programação. Marcos Santana, 12 anos, aprendeu a tocar corneta em um mês. “Ensaiamos muito para chegar hoje aqui. Eu me sinto muito orgulhoso de participar da banda da Escola Liceu, e aqui, poder mostrar nosso talento”, disse o jovem emocionado que já faz planos para o futuro. “Meu sonho agora é ser professor de música”.
Após cada exibição, as bandas recebiam aplausos do público que lotou o ginásio. Andreza Pantoja levou para o evento o filho Miguel, de apenas 11 meses, caracterizado com a roupa da banda da escola Nossa Senhora de Fátima II. “Eu participei por quatro anos desta banda, e para mim foi muito bom. Trouxe meu filho para incentivar nele o gosto pela música desde pequeno. Eu quero que ele participe da banda quando crescer”, disse.
A musicista e educadora, Raquel Veiga, participou do evento a convite da família e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Eu estou extremamente feliz de ver um trabalho desse sendo feito num sábado à noite, numa escola pública, com uma quantidade expressiva de jovens, tendo todo esse suporte. Isso aqui é digno de parabenizar a todos que estão a frente. E a gente deve pensar nisso como política de ampliação”, comentou.
Dennisson Souza foi integrante da banda Banmar da escola Avertano Rocha, e hoje é regente. Para ele, a oportunidade é transformadora. “A banda me ensinou tudo o que sei em termos de música. Ela abriu portas para mim. A função social de cada um desses componentes é muito importante, tanto dos músicos como do corpo coreográfico, pois além de tirar essas crianças e adolescentes da rua, de uma situação de risco, eles aprendem fundamentos da escola. Isso vem para transformar a vida deles como cidadão. Tudo isso se torna um instrumento de inclusão social”, completa Dennisson.
As bandas foram, ainda, homenageadas com um troféu entregue pela Agência de Icoaraci, em nome da Prefeitura de Belém. Enivaldo Santana, agente distrital, também agradeceu o apoio ao evento. “A gente fica muito feliz de proporcionar esta festa para a comunidade e recebendo total apoio dos órgãos para a realização dessa programação, em especial à Prefeitura de Belém, na pessoa do Prefeito Zenaldo Coutinho, que em todos os nossos eventos de Icoaraci tem nos ajudado”, finalizou.
A programação contou, também, com a participação da Banda da Guarda Municipal de Belém e o apoio das Secretarias Municipal de Educação (Semec), Estadual de Educação (Seduc), Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).