A auxiliar de cozinha Patrícia Barbosa, de 37 anos, quase não acreditou quando, na sexta-feira passada, recebeu o telefonema de um servidor da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) a informando que deveria comparecer, com urgência, à sede da secretaria e levar a documentação para tomar posse de um dos imóveis do programa Viver Belém Minha Casa, Minha Vida.
Inscrita há cinco anos no programa, Patrícia já havia perdido a esperança de ter a casa própria. Separada do marido há 13 anos e mãe de três filhos, um deles com deficiência, a auxiliar mora atualmente com a mãe dela. “É uma batalha diária, e tem momentos que dá vontade de desistir, mas eu sempre tive esperança de que a minha casa saísse, porque eu preciso de um lugar digno para morar com meus filhos”, contou Patrícia.
O programa Viver Belém Minha Casa Minha Vida vai entregar até o final deste ano 3.500 unidades habitacionais, que já estão prontas, distribuídas entre os empreendimentos Quinta dos Paricás (com 2.720 apartamentos); Viver Independência (350 unidades); Tenoné I (380 unidades); Tenoné II (90 unidades) e Portal do Tenoné (350 unidades).
Para Sheila Corrêa, diretora geral da Sehab, todos os 3.500 pré-selecionados podem consultar seus nomes pelo site www.agenciabelem.com.br/empreendimentos ou na sede da secretaria no bairro da Pedreira. “Estamos literalmente em uma grande força -tarefa envolvendo todos os nossos servidores para que consigamos receber essas documentações e que assim possamos encaminhar tudo para a Caixa. Abrimos às 8 horas e seguimos até as 17 horas, e estamos muito concentrados em atender todos”, explicou a diretora.
Sheila também alerta aos inscritos para que mantenham as informações sobre seus endereços em dia e informem caso mudem de local de moradia ou de contato telefônico. “Se as pessoas mudarem os contatos, não teremos como chegar a elas, e sendo assim, podem perder a chance de ser chamadas a chegar aos imóveis”, advertiu.
Programa - Até 2013, Belém não tinha uma única unidade do programa Minha Casa, Minha Vida devido ao alto custo do metro quadrado na capital paraense e ao fato de os empreendimentos não serem atraentes aos empresários, panorama que só começou a mudar quando o prefeito Zenaldo Coutinho assinou a Lei Municipal Nº 9014/2013.
Com essa Lei, a Prefeitura de Belém abriu mão da arrecadação de diversos impostos municipais, como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), como forma de incentivo para que grandes construtoras conseguissem contratar e executar o programa em Belém.
Desde aquele ano, Belém tornou-se um grande canteiro de obras e agora os residenciais estão concluídos e precisam ser entregues. O prazo dado pelo Ministério das Cidades é até o final deste ano de 2018 para a entrega dos inscritos.
O titular da Sehab, Maikenn Souza, disse que chegar a todos os pré-selecionados é o principal objetivo da secretaria. “Estamos convocando as pessoas que se inscreveram no programa Minha Casa Minha Vida e que foram selecionados que procurem a secretaria e assim regularizar a sua documentação. Para nós da secretaria é uma questão muito importante, porque sabemos da importância de levar moradia digna e com conforto a todos. Essa é a nossa missão”, destacou o secretário.
Atendimento - Nesta sexta-feira, 12, mesmo sendo feriado, a secretaria irá atender aos interessados, no horário das 8 às 14 horas. Na segunda-feira, 15, não haverá atendimento, que volta ser feito na terça-feira.
Com o filho Simon, um bebê de apenas 3 meses de idade, no colo, a dona de casa Raquel de Jesus, moradora do bairro do Tenoné, acompanhava o marido na entrega dos documentos do programa. “Temos três filhos. Quando meu marido se inscreveu, só tínhamos o mais velho. Esperamos muito ser chamados para receber a nossa casa própria. Nós ainda não conhecemos o local onde iremos morar, mas tenho certeza que será muito bonito, com bastante espaço, para que possamos criar melhor as nossas crianças”, celebrou Raquel.
Serviço:
Todos os 3.500 pré-selecionados no programa Minha Casa Minha Vida podem consultar seus nomes pelo site www.agenciabelem.com.br/empreendimentos ou na sede da Sehab, na avenida Pedro Miranda, 2494, esquina com travessa Alferes Costa.