Em comemoração ao aniversário de 149 anos do distrito de Icoaraci, a Prefeitura de Belém, através da Agência Distrital e com o apoio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), promoveu na noite desta sexta-feira, 12, um show no Pontão do Cruzeiro, na Orla de Icoaraci. Centenas de pessoas cantaram e dançaram ao som do grupo folclórico Vaiangá e das bandas Kalango Pop e Tina Mel e Sambloco.
Na programação, o grupo Vaiangá, que nasceu em Icoaraci há 30 anos, se apresentou com 30 componentes e animou o público com músicas autorais e folclóricas. "Somos filhos de Icoaraci, nascemos aqui. Para nós é um privilégio participar desta programação. Isso é a valorização do nosso trabalho e da cultura local", contou Mônica Ribeiro, de 35 anos, integrante e uma das coordenadoras do grupo.
O aniversário de Icoaraci ocorre em 8 de outubro, mas por uma questão de agenda foi comemorado nesta sexta, feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, e ainda véspera da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré. Com tantas comemorações e com o clima festivo, o evento contou com a presença expressiva de famílias que passeavam na orla. Foi o caso da família da professora Ana Araújo, que aproveitou para curtir o show. "Muito legal esse show para comemorar o aniversário da Vila. Eu amo muito Icoaraci. Já morei em outros bairros, mas nada se compara à alegria que este lugar tem. Como presente de aniversário eu desejo que a nossa Vila Sorriso continue tendo motivos para sorrir, como por exemplo com incentivo a políticas públicas voltadas a segurança, a educação e a cultura", destacou.
O agente distrital de Icoaraci, Enivaldo Santana, ressaltou a importância da participação da comunidade para o desenvolvimento do distrito. "É importante que haja, além das ações do poder público através da Prefeitura de Belém para crescimento e desenvolvimento de Icoaraci, o comprometimento dos moradores para se ter um lugar melhor para se morar. Eu quero desejar a nossa Vila Sorriso um feliz aniversário", disse.
O evento, com direito a bolo e “Parabéns para Você”, contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA).