O ronco dos motores e a adrenalina deram o tom da primeira noite do Festival “Arrancada Belém”, neste sábado, 20, com a presença de centenas de pessoas na avenida Desembargador Paulo Frota (antiga rodovia dos Trabalhadores). O evento, que é uma realização da Federação Paraense de Automobilismo (Fepauto) com o apoio da Prefeitura de Belém, ocorre até este domingo, 21, e reúne mais de 70 competidores oriundos da capital paraense e também de estados como Amazonas, Maranhão, Amapá, entre outros.
De acordo com o presidente da Fepauto, Fernando Maia, a realização do evento só foi possível por ter tido o apoio da Prefeitura de Belém. “Há muito tempo nós tentamos trazer um evento como este para dentro de Belém, mas para isso precisávamos do apoio da gestão municipal para garantir não só aos competidores e organizadores, mas ao público, um local seguro e adequado. Estamos muito satisfeitos com a repercussão que esse evento ganhou e por vê-lo acontecendo de forma organizada, que é o nosso foco”, declarou.
A Prefeitura de Belém participou da ação por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
O titular da Sejel, Wilson Neto, destacou que o objetivo da Prefeitura é fomentar o esporte na cidade em todos os seus vieses. “Há mais de 20 anos Belém não sediava uma apresentação como esta. A intenção é fortalecer e divulgar o maior número de atividades esportivas e o automobilismo é um exemplo disso, como a competição de kart que fizemos ano passado. O arrancadão é uma competição que acontece em outros Estados e a gente quis poder realizar um grande evento como este que também fortalece a economia local”, enfatizou.
Além da corrida o público pode aproveitar os vários serviços que estão sendo oferecidos no espaço, como a praça de alimentação, feira e exposição de produtos automotores e apresentações musicais.
O festival segue as orientações oficiais da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) nas categorias 11,5, 10,5, 9,5, 8,5 e o Desafio Livre, onde os corredores podem se desafiar. Ao final de cada competição é entregue um troféu por categoria.
O piloto Dyego Moraes, de 33 anos, há quase dois está envolvido com a nova paixão. “É uma glória poder participar deste momento dentro do nosso Estado.A expectativa é a melhor possível, porque são anos esperando ter um momento como esse, e graças aos organizadores e à Prefeitura, nós estamos realizando esse sonho”, festejou.
Para o engenheiro civil Kaique dos Santos, o evento está sendo uma grande oportunidade para apreciar o esporte. "Tá fantástico. Meu ingresso está garantido para os dois dias com família, namorada e amigos. A gente só tem que parabenizar por essa realização".