Pesquisar

Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural

Foto: Tássia Barros - Comus
Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural
Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural
Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural
Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural
Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural
Belém recebe seminário internacional sobre patrimônio cultural

A programação prossegue nesta quarta-feira, dia 07, com duas conferências: Patrimônio, autenticidade e diversidade, e Patrimônio Imaterial e povos indígenas no Brasil.

Pesquisadores, estudantes e gestores governamentais de diversos países estão reunidos em Belém, no Seminário Internacional Gestão do Patrimônio Cultural do Norte, aberto na manhã desta terça-feira, 06, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O evento é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). O objetivo é promover e trabalhar o patrimônio cultural do Norte do país como um ativo para o desenvolvimento social, econômico e sustentável. 

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento do patrimônio cultural da cidade. “Os desafios não são pequenos, mas tenho certeza que um evento desta natureza nos faz buscar caminhos. Nossa cidade é rica em patrimônio cultural e essa programação é recebida com muita satisfação”, declarou Zenaldo, que destacou os avanços nas obras de restauração e reforma do patrimônio cultural de Belém. “Foi com muita alegria que restauramos a Praça da República, no centro, e o chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci. Ainda este ano teremos a restauração do Palácio Antônio Lemos, além da grande reforma do Complexo do Ver-o-Peso, cujo projeto está sendo analisado. O Ver-o-Peso é a síntese de nossa história, por isso fizemos os ajustes necessários em nossa proposta e encaminhamos para análise do Iphan”, completou o prefeito.

A riqueza do patrimônio cultural da região Norte, em especial Belém, foi destacada pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa. “O Norte do país é uma região de múltipla beleza natural e cultural, daí a escolha por esta região para sediar o evento. Além de um patrimônio belíssimo, Belém possui também o Círio de Nazaré, que é uma manifestação religiosa reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade. Esta cidade possui muitos aromas e sabores dessa riqueza cultural e isso me deixa muito feliz”, comentou.

Na conferência de abertura, a antropóloga e arqueóloga australiana Laurajane Smith falou sobre Patrimônio, desenvolvimento e políticas de reconhecimento. Durante o evento, houve a apresentação da Política de Patrimônio Material do Brasil e duas mesas: Os desafios da Identificação do Patrimônio Cultural do Norte e Novos Olhares para o Reconhecimento do Patrimônio Cultural do Norte.

A programação prossegue nesta quarta-feira, dia 07, com duas conferências: Patrimônio, autenticidade e diversidade, ministrada pelo museólogo português António Ponte e Patrimônio Imaterial e povos indígenas no Brasil. Haverá ainda as mesas Estratégias de Promoção para a Valorização e Difusão do Patrimônio Cultural e Dilemas para o Fortalecimento da Gestão do Patrimônio Cultural.

Revista do Patrimônio - Dentro da programação do seminário, será lançada nesta quarta-feira, 07, às 19h, a edição especial da Revista do Patrimônio, composta por dois volumes temáticos sobre o Patrimônio Cultural do Norte. A publicação traz temas relevantes sobre as culturas de diferentes etnias da região Norte, mitos, tradições, formas de expressão, problemas locais e regionais, situações de impacto ambiental e cultural, e visões do trabalho do Iphan nessa extensão territorial e cultural. 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: