A manhã deste domingo, 25, foi de muita devoção para os fiéis que acompanharam a procissão do Círio de Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci. Com o tema "Maria, Mãe do Redentor", a 66ª procissão reuniu cerca de 150 mil fiéis, que caminharam pelas principais ruas do distrito com muita fé e emoção.
A programação teve início às 7h, com uma missa celebrada pelo Cônego Sílvio Trindade, em frente a Igreja de São Sebastião, na Orla do Cruzeiro.
O momento foi de comunhão e agradecimentos para a padroeira do distrito. Há 2 anos, o pedreiro Douglas Figueiredo, de 40 anos, tem um motivo especial para agradecer, pois superou o vício das drogas. “Sou muito feliz e agradecido à Nossa Senhora das Graças por ter me tirado do vício das drogas e peço a ela que cuide sempre de mim, da minha esposa e amigos. Participo há 20 anos, mas o agradecimento pela graça alcançada veio há dois anos”, disse o devoto.
Após a missa, a imagem foi colocada na berlinda e seguiu em procissão por quatro quilômetros por algumas das principais ruas de Icoaraci. Por onde passava, a Santa era recebida com aplausos, fogos, louvores e orações.
Em frente ao prédio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), a imagem parou para receber uma bela homenagem. O cantor paraense Pedrinho Cavalléro interpretou a canção “Senhora das Graças”, de autoria de um dos colaboradores da Adic, o servidor público Walter Borges. Cavalléro ainda contribuiu na parceria com a melodia da canção. Os arranjos foram do Maestro Kzam Gama, que também se apresentou.
“Minha família já morou em Icoaraci, eu também já trabalhei aqui. Acho que essa soma de emoções me inspirou nesta canção que é uma homenagem singela que a gente faz a Nossa Senhora das Graças. É uma honra para mim”, contou Pedrinho Cavalléro.
“É um momento muito especial para todos nós. Estou muito feliz por ter contribuido com a autoria da música. Que venham mais canções”, disse Walter Borges.
Um dos principais símbolos da festividade, a corda dos romeiros contou este ano com 200 metros de comprimento. Há 19 anos o açougueiro Roberto Nogueira, de 49 anos, participa do círio na corda, como forma de agradecer pelas bênçãos em sua vida. “Todo sacrifício é válido para homenagear a nossa padroeira”, justificou o fiel.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan); Guarda Municipal de Belém (GMB), que trabalhou com 12 agentes distribuídos em quatro viaturas e três motocicletas atuando na segurança da procissão, além de seis agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que trabalharam em duas motocicletas e duas viaturas na organização do trânsito. Ao longo da procissão, 30 voluntários da Defesa Civil ajudaram no socorro aos fiéis e 40 agentes de limpeza da Adic realizaram varrição e a coleta de lixo no trajeto do círio, antes e após a procissão.
“Estamos todos felizes com o resultado do trabalho da Prefeitura de Belém, com a participação das secretarias dando total apoio ao evento. Agradecemos o empenho de todos no sentido de desenvolver a melhor procissão, neste domingo de festa em Icoaraci”, destacou Edson Silva, diretor da Adic.
A procissão seguiu até a igreja Matriz, onde encerrou com uma missa celebrada pelo Bispo auxiliar de Belém, Dom Irineu. A festividade do 66° Círio de Nossa Senhora das Graças segue até o dia 10 de dezembro com missas na igreja Matriz e apresentações culturais no arraial.