Com base no tripé, que tem os segmentos Ciência, Justiça e Fé como base, o grupo Amor, composto de pessoas do Brasil inteiro, que têm atuação na área de prevenção às drogas e álcool, se reuniu nos dias 27 e 28 passados, em São Paulo, capital.
O grupo, que incluiu profissionais e voluntários, se reuniu para definir as linhas de uma iniciativa nacional e internacional, com base na integração de saberes, para proteger a criança e o jovem do uso de álcool e outras drogas. As discussões também versaram sobre as consequências desse uso para os jovens e a sociedade.
A Prefeitura de Belém, por meio do Pacto Belém Pela Vida, é a representante do estado do Pará e de toda a região Norte nas discussões e processos do grupo, e foi representada pelo psicólogo Nelcy Colares, coordenador do Pacto Belém Pela Vida e presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Belém.
Grupo - O grupo Amor se formou a partir do convite da Iniciativa Freemind, que promove o maior congresso da América do Sul sobre o tema e um dos maiores do mundo, e da Fazenda da Esperança, a maior rede de comunidades terapêuticas católicas do mundo, e que teve início no Brasil.
O grupo é formado por 50 lideranças nacionais, que foram convidadas a partir dos seus reconhecidos saberes sobre álcool e outras drogas, a partir de um convite da Iniciativa Freemind, que promove o maior congresso da América do Sul sobre o tema das drogas e um dos maiores do mundo, e da Fazenda da Esperança, a maior rede de comunidades terapêuticas católicas do mundo, e que iniciou no Brasil.
Para Nelcy Colares, o encontro foi um momento de alinhar as iniciativas na prevenção às drogas. “Muito há para ser feito no segmento da prevenção, mas o foco das iniciativas do grupo é uma futura campanha que versará sobre a prevenção, pela vida de crianças e adolescentes e contra a legalização das drogas, em especial, da maconha”, explicou o psicólogo.
Campanha - A campanha contra a legalização das drogas em todo o País estará disposta ao público até a metade e 2019, nas mídias tradicionais e digitais. Entre os padrinhos da campanha estão o ex-jogador de voleibol, Giba, e os ex-jogadores de futebol Pelé e Casagrande. Além das mídias, a campanha se estenderá por meio de slogan, identidade visual, além de ações voltadas diretamente ao público.
Todas as ações do grupo Amor são apoiadas pelas Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que é ligada diretamente a Organização das Nações Unidas (ONU) e baseada em Brasília (DF). O trabalho da UNODC se baseia nas três convenções internacionais de controle de drogas, nas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção e os instrumentos internacionais contra o terrorismo.