Para 17 jovens atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro do Aurá,dezembro começa com a esperança de novas oportunidades. Eles fazem parte da turma que nesta sexta-feira,30, recebeu em solenidade no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), os certificados de participação no ciclo de oficinas de criatividade realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), em parceria com o CIEE.
Participaram das oficinas adolescentes e jovens na faixa etária entre 14 e 24 anos atendidos pela rede socioassistencial, em especial de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) egressos do trabalho infantil; e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Gostaria de agradecer a Deus e à equipe envolvida neste trabalho tão importante. Estou muito feliz por estar recebendo o certificado de um curso profissionalizante e uma oportunidade de conseguir uma vaga de emprego”, disse o jovem Victor Gabriel Amaral, de 17 anos.
As oficinas de criatividade são itinerantes e buscam transformar as situações cotianas dos jovens em painéis temáticos para promover debates e novos conhecimentos. O ciclo de oficinas no Cras Aurá teve duração de dois meses. Durante os encontros foram trabalhados temas como identidade, conceito de trabalho, postura profissional, liderança em equipe eredes sociais entre outros.
O supervisor de unidade de Operação do CIEE, Giuliano Pinto, destacou a importância dessa parceria e principalmente os resultados obtidos. “ O CIEE tem essa pré-disposição de treinar e capacitar esses jovens acolhidos nos Cras, justamente para que a gente possa ter um encaminhamento maior para o mercado de trabalho através dos nossos programas sociais. A nossa intenção é dar oportunidade para que eles possam vivenciar o mundo de trabalho “.
“ Esse é um trabalho desenvolvido pelo Centro de Inclusão Produtiva (CIP) da Funpapa, com intuito de buscar esses jovens e oferecer possibilidades de qualificação. O momento é de acreditar e festejar a conquista deles.Sabemos das dificuldades que as famílias sentem em qualificar seus filhos, por isso buscamos esse tipo de parceria. É fundamental esse apoio da assistência social na vida desses jovens que estão prestes a iniciar uma carreira profissional”, destacou a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo.
Serviço:
O Cras desenvolve o trabalho de proteção social básica, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais. Para isso, o CRAS realiza reuniões, oficinas, cursos e parcerias para auxiliar as pessoas a descobrirem uma possibilidade de mudar suas vidas em busca da autonomia.
Dentro deste propósito, o CRAS desenvolve um trabalho com as famílias por meio do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, realizando o acompanhamento familiar, individual ou em grupos, visando fortalecer as famílias, para prevenir a ruptura dos seus vínculos.