Celebrado no último sábado, 01, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, foi lembrado com ações especiais realizadas pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Para alertar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do vírus HIV/Aids, a secretaria promoveu no Shopping Bosque Grão Pará, na avenida Centenário, ação de saúde com testagem para HIV e Sífilis, durante o sábado e domingo, 02. No primeiro dia da ação foram realizados 260 testes e, ontem, 294.
Cledson Sampaio, coordenador da Referência Técnica IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesma, ressaltou a importância da intensificação da testagem e do cumprimento das metas do Ministério da Saúde, “que são 90% de pessoas com HIV serem testadas (as que ainda não foram testadas); 90% dessas pessoas testadas serem colocadas em tratamento, e 90% das pessoas em tratamento estarem com carga viral indetectável”.
O coordenador destacou ainda o diagnóstico precoce em pessoas com HIV/Aids. “Até dois anos atrás identificávamos pessoas com Aids, já adoecidas, com tuberculose, toxoplasmose, meningite, etc. Elas já chegavam ao serviço doentes, tendo que usar um esquema muito forte de medicação e, muitas vezes, evoluíam a óbito. Com a descentralização do teste para atenção básica, há dois anos, tivemos um aumento muito grande de identificação precoce, pois iniciamos a medicação para que essas pessoas não venham a adoecer”.
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Belém notificou nos últimos seis anos, mais de 4 mil casos de HIV/Aids em pessoas adultas. Deste total, 515 foram diagnosticadas este ano. Os dados são de janeiro até novembro deste ano.
A Sesma oferece teste rápido para HIV e Sífilis nas 29 Unidades Básicas de Saúde, nas 54 Estratégias Saúde da Família, no Centro de Atenção às Doenças Infectocontagiosas Adquiridas (Casa Dia), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e nas maternidades da rede de saúde do município.
CAMINHADA - Como forma de mobilizar a população para a data, foi realizada ainda no sábado, a Caminhada Pela Vida. O evento do Governo do Estado, em parceria com o município, reuniu cerca de 200 pessoas que saíram da Escadinha da Estação das Docas com destino ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).
A coordenadora Estadual de IST/Aids, Deborah Crespo, falou sobre a conscientização e a adesão ao tratamento de quem convive com o vírus HIV/Aids. “O nosso alerta, através da caminhada, é para que as pessoas entendam que é possível ter uma vida saudável com o tratamento. A mortalidade é um reflexo da falta de adesão. Por isso, é tão importante tomar os remédios continuamente e para a vida toda, caso contrário, o vírus cria resistência”. Ela ressaltou, ainda, que atualmente o público jovem, de 20 a 49 anos, é a faixa etária com o maior número de casos de HIV/ Aids no Estado.
Durante a caminhada, a militar reformada da Polícia Militar, Amélia Garcia, 56 anos, que convive com o vírus HIV, falou da importância da Prevenção PositHIVa. “Não basta apenas tomar o retroviral. É importante fazer o que chamamos de Prevenção PositHIVa. Fazer atividade física, evitar álcool e endorfinar o nosso corpo, como é o que estamos fazendo e aproveitando com a caminhada”.