Representantes de órgãos municipais, instituições religiosas, Ongs, unidades terapêuticas e usuários, participaram nesta quarta-feira, 12, do primeiro curso de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e outras Drogas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Pacto Belém Pela Vida. O encontro, realizado no auditório do Ministério Público do Estado, em Icoaraci, teve o objetivo de formar agentes de prevenção contra o álcool e outras drogas, para que possam atuar dentro de seu ambiente de trabalho.
No curso foram abordados diversos tópicos, como as classificações dos diversos tipos de drogas, as inúmeras formas de tratamento existentes, como fazer o encaminhamento do paciente dentro da área da saúde, a comunicação entre a comunidade e os agentes, e o uso de álcool e drogas dentro do ambiente escolar e de trabalho. Durante o encontro os participantes ainda interagiram com perguntas e opiniões.
A pedagoga Patrícia Oriolli, 55 anos, disse que o curso vai ajudar na abordagem dos alunos. “É de fundamental importância participar de uma formação desta porque nós atendemos alunos com faixa etária muito diversificada. São alunos da rede fundamental e também do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e alguns deles são usuários e nós precisamos estar aptos para essas demandas que exige orientação de alunos e de famílias', destaca. "Essa é uma capacitação bem pensada e eu quero participar de todas, quem ganha com isso somos nós e os próprios alunos”, completou.
Presidente da unidade terapêutica “Só eu posso”, que atende em Outeiro e no município de Abaetetuba, Alexsandro Miranda, de 34 anos, veio para o encontro em busca de mais conhecimento. “A gente precisa se atualizar e saber como a droga age no organismo para saber lidar com quem é usuário. Estou gostando muito de participar. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa que também nos proporciona essa troca de experiência”, comentou.
O assistente social Josué Francerry, que atua no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), em Icoaraci, também destacou a importância da ação. “Nós temos um público de 99% de usuário de álcool e outras drogas. São pessoas que necessitam de profissionais qualificados para esse acompanhamento e um momento como esse serve para agregar conhecimento e também para fortalecer a rede, pois o Centro Pop precisa da parceria para poder, em conjunto, trabalhar as necessidades desses usuários, principalmente em relação à saúde mental”.
“O curso está fazendo muita diferença na minha vida. Aqui a explicação está sendo bem detalhada sobre as doenças e os efeitos que causam no nosso organismo”, declarou um dos participantes do evento que está em tratamento contra a dependência.
O psicólogo Nelcy Colares, coordenador do Pacto Belém Pela Vida explicou a retomada das ações do programa. “A prefeitura de Belém está retomando as atividades do programa e esse curso é o primeiro deste novo momento. A ideia é difundir a informação para além do que poderia ser feito com apenas a equipe do Belém Pela Vida, ou com apenas a equipe de uma secretaria específica”, frisou.
“O Curso foi realizado para o público de Icoaraci e Outeiro, mas com participações de servidores de outros áreas. A escolha foi justamente para mostrar a importância desses dois distritos dentro do nosso plano de trabalho. Novos cursos serão ministrados nos outros distritos, dentro de órgãos públicos, escolas, comunidades, para que possa atingir o maior número de pessoas”, explicou.