Nos corredores da Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, era grande a movimentação na manhã desta sexta-feira, 14. E todos convergiam para uma sala, no segundo andar do prédio, onde funciona a Escola Municipal de Dança de Belém, um programa da Prefeitura de Belém, por meio de parceira das Secretarias de Educação (Semec) e da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
A agitação no prédio é por conta do encerramento das atividades escolares do ano de 2018, quando os alunos da Escola vão apresentar, nos dias 19 e 20 deste mês, no Theatro da Paz, o espetáculo “Magia Digital”, que contará com a participação dos cerca de 300 alunos da escola. A apresentação será dividida em três cenas, em dez coreografias de dança moderna, contemporânea e balé clássico.
O estudante Enzo da Fonseca Beleza, de 10 anos, é um dos muitos que está com a coreografia decorada e pronto para entrar em cena. Vestido com o figurino do personagem Mário, do videogame Super Mário Bros, o menino estava ansioso para mostrar o resultado dos ensaios.
“Eu jogo Super Mario Bros e gosto muito. De tanto que já joguei, eu até dei umas dicas para as professoras de como é que o Mário faz no jogo. Eu e meus colegas vamos fazer a coreografia, como se a gente estivesse dentro do jogo, e eu acho que ficou bacana”, contou Enzo.
Escola - A Escola Municipal de Dança de Belém foi criada há 25 anos e atende, preferencialmente, às crianças de escolas da rede pública de ensino e que moram no entorno do bairro da Pedreira, com idade a partir de 5 anos. As aulas ocorrem duas vezes por semana, na parte da manhã e da tarde, e a escola mantém também uma turma de dança para adultos.
São três professores - Simone Pereira, Ellen Cavalcante e Lindemberg Monteiro - sob a responsabilidade de Elisângela Beleza, que começaram a pensar e organizar o espetáculo há quase oito meses.
“Tudo o que fazemos aqui é de forma conjunta. Temos muito apoio dos pais e mães das crianças, o que nos ajuda a fazer o trabalho, que não é pouco, não. Eles nos ajudam na maquiagem, nos figurinos e até mesmo na confecção dos cenários”, explica a professora Elisângela Beleza.
“Recebemos também aqui alunos especiais, portadores de Síndrome de Down, autismo, doenças graves como epilepsias e outros. Tratamos todos igualmente, porque encaramos este trabalho como de grande responsabilidade social, pensando sempre em minimizar situações de risco social”, completou Elisângela.
Espetáculo - O espetáculo “Magia Digital” é uma jornada ao mundo tecnológico, em um grande labirinto, que mostra desde a origem da placa mãe do computador à magia do videogame, passando pelo universo do celular e suas influências interpessoais no mundo contemporâneo.
As cenas são divididas em temas que vão desde o game Super Mário Bros, o Pac Man, passando pelo uso contínuo dos smartphones, o jogo Minecraft, a animação “Detona Ralph”, dos estúdios Disney, e uma passadinha pelo mundo tecnológico dos robôs.
A terapeuta ocupacional Alice Moraes levou sua única filha Vitória Maria, de 9 anos, para o ensaio. A menina já está na escola há três anos, e Alice faz muitos elogios ao trabalho realizado.
Alice é uma das mães de alunos que auxilia as crianças, seja na troca dos figurinos, seja na maquiagem. “Eu percebo o quanto a minha filha evoluiu depois que começou aqui, nas aulas de dança. Não é apenas a dança. Aqui há a preocupação de ensinar de onde vem a dança, como ela se processa, numa forma de repasse de cultura geral. E ainda tem os livrinhos da biblioteca, com os quais as crianças aprendem mais ainda. É uma felicidade ter minha filha aqui e poder ajudar também”, destacou Alice.
O espetáculo tem uma hora e meia de duração e terá a participação especial de integrantes da Companhia Municipal de Dança de Belém. Ao todo, 55 pessoas estão envolvidas na produção e bastidores. “Fazemos questão de ter pessoas colaboradoras nos bastidores do espetáculo. Em cada lugar do teatro vai ter sempre uma pessoa do nosso grupo. Além disso, todos ajudarão na produção, antes de começar a história, e ainda será servido lanche”, explicou a professora Elisângela.
Serviço:
XXV Espetáculo da Escola Municipal de Dança de Belém, em “Magia Digital”, dias 19 e 20 de dezembro, às 20 horas, no Theatro da Paz. Entrada gratuita, mediante convite que podem ser retirados no prédio da Sejel, na Aldeia Amazônica.