A visão a partir do palco montado no Portal da Amazônia, em Belém, perto da meia-noite do dia 31 de dezembro, era de um mar de cor branca das roupas usadas pela maioria dos que foram comemorar o réveillon promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), com apoio das secretarias municipais. Cerca de 10 mil pessoas celebraram a chegada de 2019 às margens do rio Guamá, no bairro da Cidade Velha, em meio a uma festa de muita luz, cor e sons.
O réveillon no Portal da Amazônia é uma tradição desde que esse cartão-postal de Belém foi inaugurado em 2012. Milhares de pessoas sempre buscam esse local, e o que se vê é a confraternização e o congraçamento de amigos e famílias em grandes mesas, muitas cadeiras, em pé, pessoas dançando e cantando ao longo da orla.
Festa - A programação começou às 22 horas e se estendeu até as 2 horas desta terça-feira, 1º. A festa teve início com a apresentação do DJ Victor Pedra, seguido por Bruno Benitez & Banda. A contagem regressiva para o novo ano foi em meio ao show da banda Bregaço, com uma queima de fogos de artifício que durou sete minutos. O encerramento ficou por conta da banda Orlando Pereira.
A família Bittencourt mora no bairro do Jurunas e desde que começaram as festas de réveillon no Portal da Amazônia não deixou de comparecer em nenhum dos anos. Cerca de 15 integrantes da família chegaram cedo ao local, ocuparam um ponto de uma das quadras de esportes, o decoraram com balões coloridos e colocaram uma grande mesa, com muita comida e bebida para quem chegasse.
“O Portal da Amazônia acaba sendo um ponto de referência no réveillon, porque acho que os paraenses gostam e têm proximidade com água e rios. Por isso, estamos aqui em todos esses anos. Espero que o novo ano seja melhor, porque o passado foi difícil, por causa da crise econômica. Acredito que será melhor, tanto que vejo que mais pessoas estão aqui para celebrar”, opinou Marcos Bittencourt, um dos organizadores da festa da família.
O jovem casal Luiz Henrique e Beatriz Vilaça levou o filho deles, Otto, de 5 meses, para festejar o novo ano. O casal mora bem perto do Portal da Amazônia, mas foi a primeira vez em que passou o réveillon no local. “Não foi por falta de oportunidade, mas nunca viemos aqui na virada do ano. Estamos gostando muito, está bem alegre e tem muita música. Espero que o novo ano seja de coisas boas, com saúde e que eu consiga um emprego”, celebrou Luiz Henrique.
Programação - Desde outubro do ano passado, assessores do Departamento de Ações Culturais da Fumbel (Deac) começaram o planejamento para o réveillon 2018. Em novembro, a Fumbel, pela primeira vez, abriu as inscrições para os artistas interessados em fazer parte da programação de réveillon e de aniversário de Belém, por meio de chamamento público.
“No chamamento público, temos por objetivo obedecer a legislação e, ainda, dar transparência ao processo de seleção dos artistas, credenciando as atrações musicais”, explicou a diretora do Deac, Silvia Lovaglio.
“Pensamos e programamos uma festa bem dançante e com ritmos paraenses. E acho que conseguimos ter de tudo um pouco desses ritmos como brega, salsa, merengue e ainda tivemos a banda Orlando Pereira, que é a mais tradicional banda-show de Belém”, complementou.
“É um trabalho que produzimos, por meio da Fumbel, mas para o qual temos a colaboração de todas as secretarias municipais, numa ação integrada e conjunta. Somente assim conseguimos fazer essa festa que é para todos”, destacou Sílvia.
Pouco depois das 19 horas, os primeiros membros da família Silva, moradores do bairro do Jurunas, chegaram ao Portal da Amazônia com mesas e cadeira para “marcar lugar” na festa, esperando os outros cerca de 20 membros da família. Para a aposentada Rosa Maria Silva tudo era novidade, já que foi a primeira vez na programação. “Eu ainda não tinha vindo aqui no réveillon e estou encantada com tudo. A festa, as luzes, os fogos. Tudo é muito bonito”, constatou.
Núbia Silva, filha de dona Rosa Maria, já é costumeira no réveillon do Portal. “Eu acho que é uma ótima opção que temos aqui em Belém. É uma festa bonita, tranquila e segura. Não vemos nada de briga ou outro tipo de confusão”, disse.
Apoio - O evento da Prefeitura de Belém teve apoio na segurança da Guarda Municipal de Belém (GMB) e no ordenamento do trânsito de agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Agentes de segurança, em viaturas e motocicletas e um micro-ônibus, atuaram na área do Portal, além de agentes das Secretarias de Saúde (Sesma) e de Economia (Secon) e Ordem Pública. A Sesma manteve um estande para atendimento de primeiros socorros e uma ambulância de plantão, no local.
Em paralelo às festividades, a GMB atuou com reforço, na virada do ano, na sede da corporação, na avenida Pedro Álvares Cabral, bairro do Umarizal. Houve também plantões no Pronto Socorro Municipal da Travessa 14 de Março, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Terra Firme e de Icoaraci e Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Marambaia.
A noite do réveillon teve programação ainda nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro. Todas as festas tiveram a presença de artistas paraenses, em eventos gratuitos e abertos ao público. Mais de 100 profissionais estiveram envolvidos na programação, entre coordenação, produção, técnicos, segurança, limpeza e fiscalização.