A Unidade de Referência Especializada em Atenção à Saúde da Mulher ganhou novas instalações neste sábado, 12, dentro da programação do aniversário de 403 anos de Belém. O novo espaço inaugurado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), vem para somar às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde das mulheres da capital.
Construída com recursos do tesouro municipal a obra recebeu o investimento de R$ 2.666.917,25 ampliando a capacidade de atendimento de 3 mil para 5 mil mulheres ao mês e de 14 mil para 18 mil procedimentos ao ano. A Unidade auxiliará na redução da morbimortalidade por câncer de mama e colo de útero e acompanhamento de gestantes no pré-natal de alto risco.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, destacou a importância do espaço que foi entregue à população no dia do aniversário da cidade. “Fico muito feliz. Aqui não é uma pequena casa da mulher, é uma 'mansão' da mulher. Com toda a infraestrutura necessária e profissionais qualificados para atender com dignidade dentro do Sistema Único de Saúde, certamente até melhor do que muito plano de saúde”, elogiou o gestor.
Na oportunidade Zenaldo Coutinho anunciou que até o final de janeiro fará a entrega de mais um hospital reformado e ampliado, com centro cirúrgico e UTI. “É um avanço na saúde que a gente quer consolidar, pois o Hospital Samaritano voltará para a população totalmente novo. Belém ganha esse presente, sobretudo as mulheres de Belém, que a gente quer atender aqui, garantindo a qualidade de vida e saúde”, afirmou.
Para o titular da Sesma, Sérgio Amorim, Belém teve um avanço significativo na saúde. “Em 2013 quando o Prefeito Zenaldo assumiu a gestão, tínhamos um serviço de saúde totalmente sucateado. Hoje, seis anos após, já realizamos reformas e ampliações em mais de sessenta unidades de saúde, entre unidades básicas e unidades de saúde da família e casas especializadas. Fizemos um novo Pronto Socorro Mário Pinotti, assim como no hospital geral de Mosqueiro, que há 34 anos não recebia uma reforma. Enfim, são diversos serviços avanços e a comprovação de um trabalho sério e coletivo. Nosso desejo agora é que a população nos ajude a cuidar e manter este local”, salientou o secretário.
Homenagem - A URE Saúde da Mulher recebeu o nome de Dra. Carmem Silvia Fernandez Pereira, em homenagem à médica especialista em pediatria, mastologista, ginecologista e obstetra, que sempre atuou em urgência e emergência e se dedicou às causas das crianças e das mulheres, mas acabou falecendo vítima de um câncer de ovário, raro e silencioso. Dra. Carmem era formada pela Universidade Federal do Pará, foi estagiária e médica efetiva do HPSM Mário Pinotti.
Luisa Fernandez, 57 anos, é irmã da médica homenageada. Enquanto visitava as dependências da Unidade fez questão de ressaltar sua felicidade pela homenagem à irmã, mas também pela qualidade do espaço entregue. “É uma alegria ver a Carmem homenageada, porque ela exercia a profissão com tudo o que ela tinha de melhor, desde seu tempo de estágio. Este espaço tá tão bonito e completo com salas de laboratório, exames diversos. Enfim, que as pessoas possam conservá-lo, pois este local é um espaço para nós, mulheres, que precisamos da atenção especializada”.
O médico ginecologista e obstetra, Antônio Carlos Pereira, 66 anos, é um dos profissionais que exercem a profissão na Unidade Saúde da Mulher e, com a nova instalação, ele se disse feliz. “Estou surpreso com tudo o que este local compõe. Isso realmente é um avanço para a saúde no município e dará um apoio grande às mulheres, especialmente as carentes, que vão saber da existência e preocupação com um câncer, que mata milhares de mulheres. A cidade de Belém está de parabéns”, declarou.
O evento de inauguração contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Belém Simone Kawage, Fabrício Gama, Rildo Pessoa, Nilda Paula e demais autoridades.
Serviço: A URE Saúde da Mulher funciona na Rua João Balbi 1113, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Oferece serviços de planejamento reprodutivo, climatério, endocrinologia, enfermagem, psicologia, serviço socialpatologia cervical, mastologia, pré-natal de alto risco, nutrição, diagnósticos por imagem (mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea), tratamento de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O atendimento é feito por meio de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde.