Prevenção, rondas diárias, ordenamento público e preservação do patrimônio municipal foram alguns dos focos de atuação da Guarda Municipal de Belém (GMB) em 2018. Como em anos anteriores, a GMB cumpriu papel importante para a manutenção da segurança municipal, proteção do patrimônio e redução dos índices de criminalidade, garantindo mais segurança aos moradores da capital e colaborando para a promoção de uma Belém mais segura.
Entre as atuações relevantes em 2018, vale destacar o patrulhamento escolar, que garantiu mais segurança nas imediações das unidades de ensino municipal e aproximou a corporação da comunidade, com diversas ações do projeto “Guarda Amigo da Escola”. As inspetorias dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro também tiveram um ano com destaque para a realização de rondas e ações em toda a região, levando mais segurança aos moradores.
Em 2018, o projeto social “Anjos da Guarda” atendeu 200 crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro do Tapanã.
Para o comandante da guarda, Almir Ferreira, os números alcançados pela GMB celebram o trabalho desenvolvido durante os últimos seis anos, com mudanças positivas, valorização profissional e investimento em estrutura operacional.
“A nossa Guarda é respeitada pela população e é referência nacional. Estamos investindo na estrutura da corporação com total apoio do prefeito Zenaldo Coutinho”, ressalta. “A qualificação e a capacitação são prioridades para o desenvolvimento de um trabalho de excelência, por isso nossos guardas estão constantemente participando de cursos de aperfeiçoamento. Nossa frota de veículos foi totalmente renovada e também recebemos novas armas, coletes balísticos e material bélico”, completou.
O comandante destacou o trabalho conjunto desenvolvido em parceria com as Polícias Militar e Civil, em diferentes operações. “Unidos somos mais fortes e essa integração foi significativa para alcançarmos esses números. Essa é uma conquista de todos, pois ninguém faz nada sozinho”, disse.
Balanço - No ano de 2018, a corporação realizou mais de 11 mil ações. O levantamento apontou 913 registros de ocorrências; 593 pessoas detidas e apresentadas, gerando 313 boletins de ocorrências; 3.923 solicitações via 153, número de chamada da GMB; 15.921 patrulhamentos escolares; 1.347 materiais apreendidos; e 71 celulares recuperados. Foram registrados, ainda, 95 veículos apreendidos com apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), sendo 42 carros e 43 motocicletas, e oito veículos recuperados.
Agentes municipais recolheram ainda 147 armas (13 simulacros, 21 armas de fogo e 113 armas brancas) e mais de 3.000 quilos de drogas.
Avanços - Desde 2013, a Prefeitura de Belém vem investindo na Guarda Municipal, criando alternativas para o enfrentamento da violência no município. A atuação operacional de segurança da Guarda foi dividida em seis bases distritais da capital, viabilizando o atendimento e garantindo celeridade na atuação das ocorrências, monitorando os bairros em sua totalidade.
Ainda tratando de avanço municipal, em 2016 foi implantado dentro da sede da GMB o Sistema Integrado de Monitoramento, atuando com um conjunto de ferramentas, como videomonitoramento 24h, com câmeras de 360 graus nos bairros da Terra-Firme e Guamá, e o programa “Crack, é Possível Vencer”, com a adesão do município a iniciativa o governo federal, que funciona como uma ferramenta de monitoramento e enfrentamento da violência e no combate ao tráfico de drogas.
Outra importante ferramenta da instituição é o sistema SOS Mulher, que passou a funcionar a partir de um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) e atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além do serviço público de emergência 153, que atua 24h nas chamadas para qualquer emergência da capital.