Estudantes da rede municipal de ensino retornaram às aulas nesta segunda-feira, 21, com uma programação especial de acolhida. Na retomada das aulas, todas as unidades realizaram ações de integração dos novos alunos. Na Escola Municipal Manuela Freitas, no bairro de São Brás, o clima era de reencontro e animação para o início do ano letivo de 2019. “Os alunos são a vida da escola. A escola é nossa, precisamos cuidar bem dela”, disse Flaviana Silva, diretora da escola, enquanto recebia os alunos para a aula inaugural.
Além da Manuela Freitas, todas as 199 escolas da rede municipal voltaram às aulas, levando 61 mil alunos para a sala de aula. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), atende a educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No início da manhã, os alunos chegavam e iam se acomodando no salão central da EM Manuela Freitas, muitos acompanhados dos pais. “A nossa aula inaugural foi planejada no sentido de abranger não só os alunos. Nós necessitamos da presença dos pais. A parceria da família com a escola que a gente precisa reforçar”, conta a diretora da unidade. “Firmando essa presença, a gente espera a conservação do patrimônio, que o aluno preserve mais, goste mais da escola”, completa Flaviana.
A escola, inaugurada no início de 2018, recebeu os alunos veteranos e recém chegados com um ambiente revitalizado. Na preparação, os professores realizaram uma jornada pedagógica que definiu o planejamento do ano letivo de 2019, sob o tema selecionado para desenvolvimento pelas escolas da rede nos 206 dias letivos, “Aliança Pela Paz: Educação como Instrumento da Efetivação de Direitos”.
Acompanhando os três filhos, o sub-gerente de loja, Rosivaldo Magalhães, conta que o tratamento recebido pela primogênita o fez matricular os outros filhos na unidade. “Gostei muito do acolhimento que tivemos aqui na escola com a mais velha, por isso que eu trouxe os dois para cá. Eu gostei do ensinamento, de como eles fazem os alunos aprenderem cada vez mais. A escola nos abraçou. Nota dez”, destacou Rosivaldo.
A aluna Wendy Danielly Rodrigues, de 13 anos, concorda com a avaliação do pai da colega. “Foi a primeira escola em todos esses anos que eu gostei muito e passei mais tempo. Aqui eu encontrei professores muito bons, rigorosos”, pontua. “Eu sou uma pessoa que tiro boas notas, me dedico aos estudos para ter um futuro bom”, garante a aluna do 9º ano.
O clima na escola era de reencontro e animação para mais um ano. “Eu estou até triste porque é o último ano e vou ter que sair”, conta Felipe Barbosa, de 14 anos, que cursa o 9º ano. Aluno da escola há seis anos, Felipe tem um carinho especial pela unidade. “Eu gosto demais dessa escola desde quando era no outro prédio, antes de vir para cá. O professor de português, eu consigo ver que ele quer que a gente aprenda, explica como a gente deve agir. Eu sempre procuro me espelhar nele”, acrescenta.
Belém - Para a volta às aulas, sete escolas passam por melhorias com a manutenção estrutural e a climatização nas salas de aula de algumas unidades. As escolas Comandante Klautau, Augusto Meira Filho, República de Portugal, Antônio Carvalho Brasil, Alfredo Chaves, José Alves Cunha e o Liceu Mestre Raimundo Cardoso devem receber os alunos com ambiente revitalizado.
Na retomada das aulas, todas as escolas que iniciaram as aulas nesta segunda-feira realizaram uma programação especial de acolhida. Entre elas, ações de integração dos novos alunos à escola, tour para que eles possam conhecer o espaço de convivência e palestras com professores que citam a importância do investimento desses alunos em educação, sobre o combate à violência e ao bullying.
“A expectativa é alta. Neste ano vamos trabalhar tendo em vista as metas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicando a Prova Brasil. Além de língua portuguesa e matemática, vão ser avaliados história, geografia e ciências. Esperamos que a educação municipal continue crescendo no Ideb e extrapolando as metas”, conta a coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental da Semec, Wilza Pinho.
Matrícula - Mesmo com o início das aulas, a Semec segue ofertando as vagas excedentes da primeira chamada da pré-matrícula online. Até o dia 24 de janeiro, os pais e responsáveis por alunos que desejam ingressar na rede municipal podem acessar o site http://prematricula.belem.pa.gov.br e cadastrar a criança na educação infantil ou ensino fundamental. A confirmação da vaga será realizada até o dia 25 de janeiro, com a entrega da documentação solicitada na escola onde a criança foi inscrita. A lista dos documentos está disponível na seção “Perguntas frequentes”, dentro do site da pré-matrícula.