A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promoveu uma ação em saúde na sede da Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual (Olivia), na Universidade Federal do Pará (UFPA), na tarde de sexta-feira, 25. Diversos serviços foram oferecidos aos usuários, que incluiu testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos, além de orientação sexual. A ação faz parte do cronograma em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e organizada pela ONG Rede Paraense de Pessoas Trans (REPPAT).
Nathalia Queiroz, biomédica da Referência Técnica IST/HIV, Aids e Hepatites Virais, ressaltou a importância da prevenção combinada, sobretudo, para a população trans. “Dentro da mandala da prevenção combinada são trabalhados diversos métodos e um deles é a testagem. Também trabalhamos com população, onde temos as prioritárias e, dentro delas, as populações chave. E a população trans também faz parte deste grupo”, disse.
A busca pelos indicadores das IST’s para o diagnóstico e tratamento também é outro fator relevante. “É muito importante, o quanto antes, identificarmos os casos reagentes e encaminharmos para tratamento. Para o HIV, por exemplo, a meta é diagnosticar 90% da população. Dentro desses 90% diagnosticados, encaminharmos para tratamento e, dentro desses 90% em tratamento, torná-los indetectáveis, que é quando a pessoa consegue com eficácia realizar tratamento, manter e estabilizar a replicação desse vírus no organismo”, explica a biomédica.
Além de facilitar o acesso da população trans aos serviços oferecidos pela rede de atenção básica, a ação também reforça a acolhida dentro do sistema. “Mesmo com a descentralização dos testes nas unidades, sabemos que nem todos têm acesso em horário comercial. Além disso, demonstra a sensibilidade que a rede tem com a população, em saber lidar, em chamá-los pelo nome que escolheram, que é o nome social, e dar um tratamento de igual para igual, como todos merecem”.
Serviço - A Sesma oferece teste rápido para HIV e Sífilis nas 29 Unidades Básicas de Saúde, nas 54 Estratégias Saúde da Família, no Centro de Atenção às Doenças Infectocontagiosas Adquiridas (Casa Dia), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e nas maternidades da rede de saúde do município.