A manhã deste sábado, 26, foi dedicada aos serviços e à diversão no Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas. Quem visitou o local pôde participar do “Record TV Belém nas Cidades”, um evento em parceria com a Prefeitura de Belém. Além de emitir documentos e fazer exames preventivos, também foi possível receber atendimento estético e assistir às atrações culturais.
“Eu vim ver como é, porque nunca tinha participado e estou achando muito bom, já vi o atendimento do Cras, de faculdade, fiz exames. É muito bom para a população que não tem condições, não tem tempo”, conta a estudante Liliane Silva.
A Prefeitura de Belém esteve presente com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que ofereceu diversos serviços, entre eles: distribuição de preservativo, atendimento de pressão arterial, glicemia, e aplicando vacinas. A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) prestou informações sobre a regularização de terrenos, esclarecendo a documentação necessária para o registro de imóveis e encaminhando as pessoas para procederem ao registro. O Portal do Trabalhador também esteve presente na programação com a emissão de Carteira de Trabalho.
A dona de casa Gisele Maia levou o filho, Davi Lucas Maia, para cortar o cabelo. “Está muito legal. Ainda vou ficar um tempo aqui para aproveitar mais. Sempre que posso, meu filho aqui nos eventos. Quando não, o pai traz”, disse.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) tirou dúvidas das pessoas, emitiu credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência e a segunda via dos passes estudantil, especial e sênior. “É uma boa oportunidade porque os serviços não são cobrados e a comunidade pode adquirir seus documentos. Aqui, por exemplo, eu estou atendendo idosos, Tem muitos que ainda não têm o cartão passe livre e esse momento é importante para isso”, avalia Lourdes Gomes, chefe de divisão da Semob.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) fez orientações sobre os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de agendamento do CadÚnico e outros serviços de assistência social, e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), trabalhando com vítimas de violências, com qualquer violação de direitos.
“Eu vim aqui emitir o documento de CPF. A gente veio rapidinho, mas estou achando muito bacana, principalmente a programação cultural”, conta o estudante Carlos Henrique Silva.
O lazer ficou por conta da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que levou o projeto Brinca Belém, com brincadeiras infantis, e ofereceu um aulão para promover atividades físicas. “O nosso público sempre é fiel. A gente está aqui, levando essa ação para a comunidade da nossa cidade. Estamos levando qualidade de vida através dos exercícios físicos”, destaca Almir Kalif, coordenador de lazer da Sejel.
O grupo folclórico Pirão de Açaí, da Ilha Grande, distrito administrativo de Belém, levou o carimbó ao evento, apresentado pelos alunos da Unidade Pedagógica Nazaré, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). Vinte alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental deram show no palco do evento. “É muito legal fazer essa dança. Me sinto como se estivesse dançando só eu, não me sinto envergonhada. Já me apresentei em vários lugares”, se orgulha a pequena Vivian Nascimento, de sete anos, que faz parte do grupo há um mês.
“O grupo existe desde 2010 e ao longo desse tempo vem se renovando a cada ano. Ele faz parte de um projeto maior chamado ‘Histórias Cantadas’. Essas músicas são histórias de vida, do dia-a-dia do ribeirinho. Eles brincam de informar”, explica o professor Cecílio Ferreira, que também coordena o grupo Pirão do Açaí.
A Secretaria Municipal de Economia (Secon) realizou o ordenamento dos ambulantes no espaço. A Defesa Civil deu orientações sobre segurança e realizou atendimentos de emergência. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) cuidou para que não houvesse poluição sonora ou danos ambientais.
A coordenadora de pesquisa e marketing na Record TV Belém, Priscila Silva, destaca a parceria com a Prefeitura de Belém. “A Prefeitura está sendo nossa parceira com a disponibilidade dos órgãos, com o apoio dos serviços”, disse a coordenadora. “Esse é o primeiro projeto ‘Record TV Belém nas Cidades’, então ele busca levar, em parceria com a Prefeitura, assistência social e serviços para a comunidade. O evento é em comemoração também ao aniversário de Belém. Depois dos serviços, nós preparamos a apresentação de bandas regionais no palco”, completa.