Pesquisar

Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal
Mensagem da Prefeitura de Belém marca abertura do ano legislativo na Câmara Municipal

O prefeito fez um balanço da gestão municipal nos últimos seis anos e mostrou os planos para obras e serviços para 2019, dando destaque às áreas da educação, saúde e mobilidade urbana.

Uma sessão solene marcou a abertura do ano legislativo de 2019 na Câmara Municipal de Belém (CMB), na manhã desta sexta-feira, 1º, no plenário Lameira Bittencourt na entidade. A cerimônia foi marcada pela posse de seis novos vereadores e também pela leitura da mensagem da Prefeitura de Belém, realizada pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

O prefeito fez um balanço da gestão municipal nos últimos seis anos e mostrou os planos para obras e serviços para 2019, dando destaque às áreas da educação, saúde e mobilidade urbana. Nas galerias da CMB, um grande público se manifestou, com entusiasmo e aplausos, ao pronunciamento do prefeito.

Os seis novos vereadores são Paulo Queiroz (PSDB), Nilda Paula (PSD), Enfermeira Nazaré (PSOL), Professor Elias (PTC), Neném Albuquerque (PSL) e Paulo Farah (PHS), que irão ocupar as cadeiras dos eleitos deputados estaduais Gustavo Seffer, Marinor Brito, Victor Dias, Delegado Nilton Neves, Igor Normando e Paulo Bengtson, que foi eleito deputado federal.

A sessão foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda da Guarda Municipal de Belém e pelo pronunciamento do presidente da CMB, Mauro Freitas, que deu posse aos novos vereadores.

Transparência - Para o prefeito Zenaldo Coutinho é fundamental ter transparência na administração pública. “Nossos projetos são sempre a favor de Belém, independente de partidos diferentes, de ideologias contrárias, o que queremos é o melhor para nossa cidade. De forma transparente, apresentamos os projetos municipais e também ouvimos o legislativo municipal para crescermos juntos democraticamente”, destacou o prefeito.

“Destacamos na mensagem as obras de infraestrutura nas diversas áreas de atuação. E estamos sempre focados em fazer o melhor, com os recursos disponíveis, potencializando os projetos de maior interesse da população”, complementou.

Educação - A mensagem mostra que na área de educação, o destaque em 2018 foi o desempenho das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Governo Federal, o que colocou Belém entre as três capitais com maior crescimento nos índices de avaliação nacional da educação básica, chegando à pontuação 5.1 nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a meta projetada.

No ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semec), entregou quatro novas unidades de ensino, destacando-se a maior delas, escola Manuela de Freitas, com capacidade para 1.500 alunos, que estudam 15 salas climatizadas, com espaços também de salas de música, de dança, de informática, auditório, biblioteca, cozinha e refeitório.

A merenda escolar de Belém foi reconhecida como a melhor do Brasil, em concurso do Ministério da Educação, com o prato intitulado “Macarronada Paraense”.  

Saúde - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesma), entregou à população a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, no início do ano passado, em um prédio novo, com 20 leitos, funcionando 24 horas, que pode atender até 500 pacientes ao dia em clínica médica, traumatologia e pediatria clínica.

Também foi entregue a Unidade de Referência Especializada (URE) Saúde da Mulher, construída com recursos do município, que tem capacidade para atender a 5 mil mulheres ao mês, com serviço médicos, exames preventivos, diagnósticos por imagem e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O prefeito informou sobre as obras já iniciadas do Pronto Socorro do Guamá, que passará dos atuais 68 leitos para 92 e contará com um moderno tomógrafo. Assim como, as obras das UPAs da Marambaia e do Jurunas já foram retomadas.

A parte de assistência social, o prefeito deu ênfase ao trabalho feito por diversos órgãos da Prefeitura junto aos imigrantes da etnia venezuelana Warao, acolhendo cerca de 300 indígenas. Foi inaugurado o primeiro dos três abrigos previstos onde uma parte deles mora e recebe cuidados, como educação, moradia digna e alimentação.

Infraestrutura - Na mensagem, destaca-se também a inauguração de 2 quilômetros da nova avenida Bernardo Sayão, entre a avenida José Bonifácio e rua Augusto Corrêa, com duas pistas e canteiro central com ciclovia, além de macro e micro drenagem, em uma completa reurbanização daquele espaço, colocando fim a alagamentos que ocorriam naquele local.

Ainda no segmento de obras, a Prefeitura entregou os conjuntos residenciais Viver Maracá e Viver Independência, dentro do programa Viver Belém - Minha Casa Minha Vida, beneficiando cerca de 6 mil pessoas de baixa renda que realizaram o sonho da casa própria.

As obras do Sistema BRT, que liga o bairro de São Brás ao Distrito de Icoaraci, continuam avançando e já alcançaram o bairro do Tapanã, onde foi entregue mais um terminal de passageiros do complexo. Outra obra de destaque é o elevado no cruzamento das avenidas Augusto Montenegro e Independência, facilitando ainda mais o fluxo do trânsito. Ainda nesse segmento, 85 quilômetros de ciclovias e cliclofaixas já foram inauguradas em Belém.

As obras chegaram ao Distrito de Mosqueiro, com a revitalização da Praça da Matriz, na Vila, a recuperação completa da orla da praia do Paraíso e as obras já estão bem adiantadas na orla da Baía do Sol.  

Lixo - O prefeito informou também que a Prefeitura de Belém já deu início a um programa que busca a limpeza das vias da capital. “Sabemos que o lixo é como um problema cultural. Precisamos unir esforços para manter Belém limpa e sem lixo e para isso contamos com a ajuda da população e toda a administração municipal. Além disso, já estamos em negociações com os novos governos Federal e do Estado para que possamos nos juntar nessa cruzada por uma cidade mais bela e digna”, adiantou.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: