Pesquisar

Sesma promove atividades de prevenção à gravidez na adolescência

Foto: João Gomes / COMUS
Sesma promove atividades de prevenção à gravidez na adolescência
Sesma promove atividades de prevenção à gravidez na adolescência
Sesma promove atividades de prevenção à gravidez na adolescência

A programação faz parte do calendário de atividades em alusão a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)

A manhã desta quarta-feira, 20, foi de orientações e ações educativas sobre como prevenir a gravidez na adolescência, no bairro da Condor e em Outeiro. A programação faz parte do calendário de atividades em alusão a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vem realizando desde o começo do mês de fevereiro em escolas e comunidades de Belém e distritos.

A Semana Nacional de Prevenção a Gravidez na Adolescência é uma proposta do Ministério da Saúde e foi acrescentada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei 13.798 de janeiro deste ano. A data de 1º de fevereiro foi instituída o para início do período em que atividades de cunho preventivo e educativo devem ser desenvolvidas conjuntamente pelo poder público e por organizações da sociedade civil.

Condor - Na passagem Motorizada, no bairro Condor, adolescentes e adultos se reuniram na casa de um morador para discutir o tema e receber informações sobre a prevenção. Também foram distribuídos preservativos e folders educativos.

Segundo a enfermeira do programa Estratégia Saúde da Família da Condor, Ana Cristina Góes, a ação teve o objetivo de orientar toda a família dos adolescentes. “É uma grande satisfação ver a nossa equipe da Sesma junta e a comunidade dentro da casa de um dos nossos usuários para tratar de um tema tão importante, reunindo idades de 10 a 80 anos. Trouxemos palestras, rodas de conversa, consultas médicas, distribuição de preservativos e de caderneta do adolescente”, destaca Ana Cristina.

Outeiro - Já na Unidade Pedagógica Professor Pedro Demo, no distrito de Outeiro, a ação foi voltada aos alunos do 6° ao 9° ano, com idades entre 12 e 19 anos. Também foi realizada uma roda de conversa com os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

“Abordamos assuntos como o uso de métodos contraceptivos, a desmistificação da cultura de que a menina nasceu para ser mãe, a gravidez não intencional na adolescência, as consequências da gravidez na adolescência, os fenômenos causadores e a relação do adolescente com o posto de saúde”, destacou a nutricionista do Nasf, Renata Castro dos Santos.  

De acordo com os dados da Sesma, 2.192 mulheres grávidas, na faixa etária de 10 a 19 anos, foram atendidas na rede municipal de saúde de Belém, no ano de 2018. O número de mulheres grávidas nessa faixa etária vem reduzindo anualmente, desde 2013, quando o número chegou a 4.207 atendimentos. A redução se deve às ações do Programa Saúde na Escola e da Referência Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente desenvolvidas nas escolas com atividades voltadas à prevenção da gravidez na adolescência.

No Dia D de Prevenção, realizado dia 1º de fevereiro, a Sesma promoveu uma programação especial na Escola Bosque, com rodas de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Prevenção a Violência, além de imunização de HPV, vacina meningocócica C e teste rápido de HIV e sífilis. Ao longo do mês, o Programa Saúde na Escola também levou atividades relacionadas ao tema para várias escolas municipais.

Os adolescentes podem procurar uma Unidade Municipal de Saúde a qualquer momento para obter informações sobre métodos contraceptivos e ter um acompanhamento com a caderneta de saúde.

TAGS:

Relacionadas: