A ação de limpeza e manutenção de canais executada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), vem sendo intensificada em toda a capital desde o início do período chuvoso. O objetivo é combater alagamentos e minimizar os transtornos e danos causados pela obstrução dos canais, principalmente quando a maré alta coincide com as chuvas fortes.
Os serviços de dragagem de canais e limpeza na rede de drenagem urbana são realizados de forma permanente durante todo o ano, mas são intensificados no período de chuvas mais frequentes e intensas. O trabalho visa reforçar a ação de limpeza e desobstrução nos pontos mais críticos da cidade.
O foco da ação são os canais localizados em pontos de alagamentos, como o Canal da Pirajá, na Pedreira; Canal Santa Izabel, na travessa Berredos, em Icoaraci; Canal do Galo, na Sacramenta; canal Murucutu, no Curió-Utinga; Canal da travessa Antônio Baena, no bairro de Fátima; e o da rua José Leal Martins, no Marco, entre outros.
Limpeza - A ação prossegue em ritmo acelerado para efetuar a limpeza em todos os pontos críticos da cidade, incluindo nos canais localizados no centro da capital, como os das avenidas Visconde de Souza Franco (Doca) e Tamandaré. Desde o início do mutirão, em janeiro passado, já foi retirado dos canais uma grande quantidade de lixo, que inclui mato, garrafas pets, pneus, e até mesmo objetos para mobiliar uma casa, como colchão, sofá e até televisão.
A limpeza da cidade precisa contar com a participação efetiva da população, que em hipótese alguma deve depositar resíduos em via pública e nas margens ou dentro de canais. Esse tipo de atitude compromete todo o sistema de drenagem, dificultando a vazão da água e promovendo alagamentos, por isso precisamos da colaboração da população, destacou o secretário de saneamento, Cláudio Mercês.