Pesquisar

Prefeitura intensifica ações de limpeza e desobstrução de bueiros

Foto: Ascom Sesan
Prefeitura intensifica ações de limpeza e desobstrução de bueiros
Prefeitura intensifica ações de limpeza e desobstrução de bueiros
Prefeitura intensifica ações de limpeza e desobstrução de bueiros
Prefeitura intensifica ações de limpeza e desobstrução de bueiros

Na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Visconde de Inhaúma e Duque de Caxias, na Pedreira, o trabalho de recuperação de uma galeria começou cedo

As ações emergenciais para minimizar os transtornos causados pelos alagamentos na cidade estão em ritmo acelerado. Durante toda a manhã de terça-feira, 26, equipes do Departamento de Drenagem Urbana da Secretaria Municipal e Saneamento (Sesan) reforçaram os trabalhos de limpeza de bueiros e recuperação de galerias em diversas áreas de Belém.

A intenção é sanar os problemas de alagamentos ocorridos na cidade durante as fortes chuvas do período. Um grande efetivo de agentes de serviços urbanos foi às ruas para executar as ações. Na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Visconde de Inhaúma e Duque de Caxias, no bairro da Pedreira, o trabalho de recuperação de uma galeria começou cedo.

Na rua dos Caripunas com o canal da Doutor Moraes, no bairro da Cremação, o trabalho foi todo concluído no sentido de evitar transtornos para a população. Serviço semelhante ocorreu na rua dos Pariquis, entre canal da Doutor Moraes e avenida Serzedelo Correa. O local está incluído entre os pontos críticos da cidade por ser localizado em área de canal.

Limpeza - Durante a limpeza na rede de drenagem, quando é preciso abrir os bueiros para ter acesso à rede de escoamento subterrânea, os técnicos primeiro executam um levantamento das condições das galerias. Já prevendo o início do período chuvoso, a Prefeitura de Belém intensificou as ações de limpeza de canais, bueiros e rede de esgoto desde o final do ano passado. As ações de limpeza, que são permanentes, ganharam reforço em todas as frentes de trabalho desde o final do ano de 2018.

Orlando Pereira, engenheiro do Departamento de Drenagem Urbana (Durb), ressalta a importância das ações de limpeza para a manutenção do sistema de drenagem da cidade. “Belém vem crescendo a cada dia, e com isso se faz necessária a manutenção do sistema de drenagem da cidade. Essa manutenção conta com a recuperação de tubulações e caixas de bocas de lobo e poços de visita. O objetivo é a melhoria do escoamento das águas pluviais, evitando e corrigindo problemas de alagamentos", explicou o engenheiro.

"Vale lembrar que esses serviços são feitos durante o ano todo, sendo intensificados no período das fortes chuvas”, enfatizou Orlando.

Chuvas - Segundo dados do Instituto de Meteorologia do Pará (Imep), já choveu em Belém 7% acima do previsto para o mês de fevereiro. De acordo com o Imep, caiu na capital paraense 48 milímetros de chuva, sendo que a média para o mês de fevereiro, em Belém, é de 399 milímetros. Até terça-feira, 26, já choveu 425 milímetros, aumento de quase 7% em comparação à média prevista.

Canais - A ação de limpeza e manutenção de canais foi reforçada em toda a capital desde o início do período chuvoso. O objetivo é minimizar os transtornos e danos causados pela obstrução dos canais, principalmente quando a maré alta coincide com as chuvas fortes. Os serviços de dragagem de canais e limpeza na rede de drenagem urbana são realizados de forma permanente durante todo o ano, mas são intensificados no período de chuvas mais frequentes e intensas.

Na área baixa do bairro do Marco, as ações foram redobradas por conta dos canais existentes no local. No entanto, sem o avanço das obras de macrodrenagem do Tucunduba, de responsabilidade do Governo do Estado, as águas daquela área não terão condições adequadas de escoamento, em decorrência de construções irregulares dentro do Tucunduba, assim como por estreitamento em alguns trechos do canal que causam alagamentos.

Relacionadas: