Famílias vítimas do incêndio, no bairro de Canudos, ocorrido no início do mês de março, participaram na manhã desta sexta-feira, 15, de um encontro do projeto “Resignificando Vidas”, na sede do Central do Cadastro Único (CadÚnico). A ação realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), teve o objetivo de esclarecer dúvidas e providenciar as inscrições das famílias em benefícios sociais.
Representantes da Funpapa, Defesa Civil, Rede Celpa e Caixa Econômica Federal explicaram como funciona a assistência de cada órgão. As famílias também foram inscritas nos benefícios como o Bolsa Família, de acordo com a necessidade de cada um.
Assistência - Segundo a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, o projeto visa uma assistência em longo prazo das famílias vítimas de calamidade pública. “O projeto trouxe para a Fundação um olhar e uma execução mais integrada do sistema de assistência social, trazendo uma participação mais integrada dos centros de referências de assistência, que faz um acompanhamento mais direto e articulador com a rede de serviços e outras secretarias de assistência”, explicou.
A Prefeitura de Belém vem acompanhando as 25 famílias vítimas do sinistro, desde ele aconteceu, com acolhimento, acompanhamento assistencial e psicológico, auxílio na retirada de documentos, ajuda nas arrecadações de doações e inscrições em benefícios sociais.
A autônoma Sílvia Ferreira, de 37 anos, perdeu tudo que construiu durante anos e nunca imaginou passar por essa situação. O auxílio prestado pela população com doações e o trabalho dos órgãos municipais ameniza a dor da perda material. “A Prefeitura de Belém vem agilizando algumas coisas para nós, como o auxílio aluguel e também dando apoio psicológico. Em meio às dificuldades, conseguimos a ajuda das pessoas”, comentou emocionada.
Projeto - O projeto “Resignificando Vidas” é desenvolvido nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) em situações de calamidade publica no município, proporcionado oficinas e atividades, além de levantamento das necessidades e da vulnerabilidade das famílias, articulando os auxílios de outros órgãos.
Doações - As doações ainda podem ser feitas na sede da Defesa Civil Municipal, localizada na avenida Júlio César, número 1026, bairro de Val de Cães , de segunda à sexta-feira, das 8 às 14 horas. No momento, a maior necessidade de doações é de produtos de higiene pessoal e alimentos.