Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas

Foto: Tássia Barros - Comus
Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas
Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas
Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas
Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas
Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas
Merendeiras aprovadas em processo seletivo da Semec são capacitadas

Um dos assuntos abordados foram as diretrizes e princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Para 154 merendeiras e merendeiros aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a semana começou agitada, nesta segunda-feira, 18, em uma manhã de aprendizado e informação com a realização do primeiro curso de capacitação no auditório B100, da Universidade da Amazônia (Unama), no bairro do Umarizal.

Técnicos da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante do Município de Belém (FMAE) palestraram sobre as diretrizes e princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), práticas de higienização e orientações sobre as quatro etapas da alimentação, o recebimento, armazenamento, modo de preparo e a distribuição para os alunos. Em um segundo curso, o foco será a prática, com mostra de cortes de carnes e preparação dos alimentos.

Teoria - Para o presidente da FMAE, João Augusto Moraes, a importância da capacitação teórica é ensinar e orientar sobre o PNAE e os programas da FMAE para a inserção e familiarização para quando for executada a prática. “Nem todos trabalhavam dentro de uma cozinha e vão passar a trabalhar para crianças, em escola, com horários específicos e regras. Por isso, temos que fazer uma capacitação completa, teórica e prática” comenta o presidente.

A nutricionista da FMAE, Juliane Leite, foi a primeira profissional a palestrar. Há seis anos na fundação, ela fez a introdução sobre o PNAE, e ressaltou que atuar na merenda escolar é saber que o trabalho vai além de preparar e servir a merenda, mas sim ter a consciência do desdobramento daquele alimento para a saúde da criança, sendo agentes promotores de saúde.

“Às vezes, a família não oferece, rotineiramente, frutas, verduras e legumes na alimentação desses alunos, seja por falta de conhecimento ou pelo fator monetário. Na escola, talvez, seja o único contato dela com esse importante alimento. Por isso, a conscientização da importância do papel deles como merendeiros” frisou a nutricionista. 

Atendimento - Os novos integrantes do quadro de manipuladores de alimentos vão atender, aproximadamente, 70 mil estudantes da rede municipal de ensino de Belém, de diferentes faixas etárias e modalidades de ensino.

Josiane Andrade, de 44 anos, é uma das novas merendeiras da rede municipal. Apesar de ter feito vários cursos como manipuladora de alimentos, confeiteira e estoquista no gênero alimentício, ter uma orientação focada na especialidade que vai ser executada é melhor e ajuda no desempenho. 

“A gente não sabe de tudo, aprendemos coisas novas diariamente e aqui, eu estou descobrindo coisas novas e especificas da área. Isso vai ajudar no meu desempenho, e principalmente vai me ajudar no crescimento profissional” diz a nova servidora municipal.

Antônio Jair, de 42 anos, também tem cursos especializados na área alimentícia, e o curso de capacitação foi bem importante para o conhecimento profissional. “Vamos trabalhar com alimentação e principalmente para crianças, o que requer cuidados diferenciados na questão do valor nutricional” ressalta o profissional.

A merenda da rede municipal é premiada pelo Ministério da Educação (MEC). A nutricionista Juliane Leite complementa: “A premiação da alimentação de Belém se deve ao atendimento da legislação, que a observa e pratica. Belém é o único município que tem uma entidade executora do Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante do Município de Belém”.

TAGS:

Relacionadas: