Um lugar bonito, limpo e com árvores, é assim que o pequeno Jonathan Teixeira, de 9 anos imagina o espaço que fica em frente a residência dele na avenida Bernardo Sayão, esquina com a avenida Roberto Camelier, no bairro da Condor. O local, ponto crítico de descarte irregular de lixo, recebeu na manhã deste sábado, 23, um grande mutirão da Prefeitura de Belém.
Com a colaboração dos moradores da área, os servidores da Prefeitura deram uma nova cara ao local com ações de limpeza, aterramento e plantio de mudas, além de orientação sobre educação ambiental. A autônoma Andréia Nascimento reside próximo ao local há anos e não aguentava mais o descarte irregular. “Há muito tempo via isso assim, sujo. Era impossível de caminhar. Esse trabalho vai beneficiar muitos os moradores, que também precisam colaborar e fiscalizar”, disse.
A ação faz parte do programa “Minha Rua, Meu Jardim", e envolve as secretarias de Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), além do programa Sanear Belém. De acordo com José Gadelha, educador ambiental da Semma, a Prefeitura vem trabalhando em parceria com a comunidade para eliminar os pontos de descarte irregular. “A Prefeitura faz a limpeza do espaço e depois entra com o plantio e paisagismo, evitando assim o descarte irregular de resíduos sólidos”, explicou.
Na ocasião, foram plantadas mais de mil mudas das mais diversas espécies, como fita-verde, mini-ixora e clorofito, cobrindo toda a extensão da via. A pequena Loany Sousa estava muito feliz com o novo visual do espaço. “Aqui era muito feio, todo mundo jogava lixo. Agora tá bonito", disse animada.
Combate- O trabalho de fiscalização e de educação ambiental para combater o descarte irregular vem sendo intenso. Em 2018, foram fechados mais de 100 pontos irregulares de descarte, explica o titular da Sesan, Claudio Mercês. “Ano passado eliminamos aproximadamente cem pontos críticos de descarte. Esse ano o objetivo é dobrar esse número e sempre em parceira com a comunidade”, destacou.
A técnica de enfermagem, Doralinete Melo, de 58 anos, participou de toda a ação na avenida Bernardo Sayão e elogiou o trabalho da Prefeitura em parceria com a comunidade. “Está sendo ótimo. Precisamos manter esse local do jeito que está agora. A população tem que fiscalizar e ajudar”, comentou.