Aprovado o projeto de Lei do Executivo Municipal para criação do bairro Antônio Lemos, no distrito de Icoaraci, em Belém. Votado na tarde de segunda-feira, 25, na Câmara Municipal de Belém (CMB), o bairro homenageia o ex-gestor municipal que foi responsável pelo desenvolvimento urbano da capital paraense.
Atualmente a capital paraense possui 71 bairros, distribuídos em oito distritos: Distritos Administrativos de Mosqueiro (DAMOS), do Entroncamento (DAENT), da Sacramenta (DASAC), de Outeiro (DAOUT), de Belém (DABEL), de Icoaraci (DAICO), do Guamá (DAGUA) e do Benguí (DABEN).
O novo bairro Antônio Lemos, vai compor o distrito de Icoaraci, e será constituído de áreas desmembradas dos bairros Maracacuera e Águas Negras.
"Encaminhamos um projeto que a Câmara Municipal acolheu e aprovou, e finalmente, nós vamos ter um bairro de Belém homenageando esse grande gestor da nossa cidade que fez história no urbanismo brasileiro", destacou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. "Antônio Lemos foi um excelente prefeito para nossa cidade, no tempo áureo da borracha e através das suas intervenções urbanísticas, Belém avançou de forma extraordinária", completou Zenaldo Coutinho.
A criação do bairro tem por objetivo o desenvolvimento de planos de urbanização para criação de vias e melhores condições à população. A área do Antônio Lemos será delimitada pela poligonal que tem início nos limites da Passagem Oscarina D’arc com a Passagem da Quinta Linha do Fio, incluindo trechos da Passagem Ceará, Rua S/N, Estrada do Maracacuera, margem do Igarapé Taboquinha e Rio Maguari.
De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Danilo Soares, quando se pensou na criação de um novo bairro naquela área, as principais medidas avaliadas foram a maior proximidade com o meio ambiente, a mobilidade e a integração e comunicação com outros municípios. “O maior benefício de um bairro projetado é poder ter o controle sobre o novo modelo de uso e ocupação do solo, pensar em obras viárias para a população e colocá-lo em conto com demais municípios, como neste caso, o acesso para Ananindeua”, ressaltou Danilo.
Com a criação do bairro haverá o planejamento urbano, o delineamento de uma política mais justa de distribuição dos serviços urbanos e ainda, a mobilidade, que facilitará a integração das vias com os terminais do BRT (Bus Rapid Transit) Belém.
O presidente da Codem declarou ainda, que a Prefeitura de Belém está projetando a criação de outros 15 novos bairros de regiões já consolidadas, e que os mesmos estão sendo avaliados pelos órgãos competentes. “Durante a criação deles, haverá a possibilidade de antever as necessidades, planejar a ocupação e gerar a intervenção urbanística dos equipamentos públicos como algo que possa permitir um eixo para o adensamento da população que vai residir naquela localidade, como as obras viárias”, anunciou.