O primeiro dia de atendimento especial no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atraiu um grande público ao centro, na manhã deste sábado, 06. O atendimento especial visa beneficiar os que têm dificuldades de tempo para comparecer ao CCZ durante os dias de semana. A intenção do novo dia de atendimento é realizar mutirão de serviços para reduzir o número de animais disponíveis para adoção e a lista de espera de castração de animais.
Moradora do bairro do Tenoné, Adrienne Diniz aproveitou o sábado de folga para encontrar um novo bichinho de estimação. “Esse horário aos sábados veio em boa hora porque já faz um tempo que estou querendo vir e não conseguia devido ao trabalho. Eu perdi meu gato há dois meses e desde então estou querendo adotar um novo. Acho importante adotar porque tem muito bicho precisando”, desabafa a professora.
Quem também aprovou o novo horário aos sábados foi a promotora de vendas, Jaqueline Hosada, que veio do município de Marituba em busca de dois gatos, juntamente com a mãe Marluce Hosada. “A gente prefere pegar animais da rua, já temos dois cachorros adotados dessa forma. E agora queremos gatinhos. A gente gosta de cuidar dos bichinhos. Se todo mundo pensasse assim não teria tantos animais abandonados”, defende Jaqueline.
Ao todo, estão disponíveis, atualmente, para adoção no CCZ: 310 animais, sendo 200 cães e 110 gatos. Todos são disponibilizados após receberem cuidados veterinários, vacinas e serem castrados. Os animais disponíveis no CCZ foram resgatados de situação de rua por oferecerem algum risco a saúde humana. As pessoas só podem levar aqueles que estão bem de saúde. É necessário também ter condições de transportar o animal em segurança.
Para adotar, os candidatos passam por uma entrevista para verificar a capacidade e habilidade para cuidar dos bichos e devem apresentar documento original com foto e comprovante de residência atual.
Durante a programação especial, também foram realizadas castrações de animais que estavam agendados. A previsão pela manhã era realizar cerca de 40 procedimentos ao longo do dia.
Cerca de 30 funcionários do CCZ, entre veterináriios, atendentes e agentes de limpeza atuaram neste sábado no funcionamento dos serviços.
CCZ - O Centro de Controle de Zoonoses tem por objetivo o controle de zoonoses, que são doenças transmissíveis entre os animais e o homem. O CCZ é uma Unidade de Vigilância à Saúde Humana e não uma Unidade de Saúde Animal. Não é uma área de bem estar animal, não possui hospital, não é clínica veterinária e nem canil/gatil público. O CCZ não resgata animais domiciliados, pois não é a sua missão e não há estrutura física para isso.
Para controlar a principal doença transmitida pelos cães e gatos, a raiva animal, o CCZ atua gratuitamente na vacinação antirrábica e cirurgia de castração destes animais. Para ajudar as pessoas que acumulam em suas residências um número grande de animais, o CCZ realiza a vacinação na própria casa e, também, busca os animais para a cirurgia de castração e depois os leva de volta.
O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e agora, aos sábados de 10h as 15h para adoção e de 10h as 19h para os demais serviços. Fica localizado na Avenida Augusto Montenegro, km 11, ao lado da UPA de Icoaraci. Para mais informações: 3344-2350 ou 3344-2357.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.