Quando montou sua barraca de produtos à base de essências amazônicas, neste domingo, 07, na Praça da República, a comerciante Regina Gomes nem imaginava que a data marcava as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde. “Nós temos que cuidar da saúde se prevenindo, se cuidando e tomando medidas para evitar doenças. A conscientização e a educação são muito importantes para incentivar esses cuidados”, destacou Regina.
A comerciante foi uma das pessoas abordadas pelas equipes de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), durante a programação especial deste domingo, em alusão ao Dia Mundial da Saúde. “Esse tipo de ação é excelente para quem trabalha e não tem tempo de procurar uma unidade de saúde durante a semana. Quero aproveitar e colocar em dia alguma vacina”, concluiu. O evento ofereceu serviços de vacinação contra febre amarela, tríplice e tétano; aferição de pressão arterial e glicemia; orientações sobre endemias, hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
A garçonete Liabeatriz Souza, não deixou escapar a oportunidade de atualizar vacinas. “Acho importante prevenir doenças até porque eu trabalho com público. Então sempre que tem uma ação como essa aproveito para tomar vacina, ver a pressão e o que der pra fazer pela minha saúde”, afirmou.
Para o promotor de vendas, Jonathas Barroso, cuidar da saúde e prevenir doenças começa pela alimentação. “Eu pouco adoeço e acredito que seja porque procuro me alimentar bem. Hoje vim aproveitar para tomar a vacina de febre amarela, pois trabalho muito nos municípios do interior do estado”, comentou.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, a programação visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde. “A preservação da saúde é fundamental para se ter qualidade de vida. Estamos aqui para passar essa mensagem e mostrar também os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Belém, que vem investindo desde 2013 na melhoria, na qualificação e ampliação destes serviços, garantindo o acesso ao atendimento da população”, reforçou o secretário.
O titular da Sesma lembrou ainda que este ano o Brasil elegeu como tema do Dia da Saúde: a imunização e a vacinação. “Por isso, trouxemos nossa unidade móvel de vacinação e estamos reforçando o alerta de se manter a vacinação em dia para evitar diversas doenças e garantir o bem estar e a saúde de todos”, alertou Amorim.
Saúde - A prevenção em saúde também é trabalhada pela Sesma junto à população, por meio de diversas atividades oferecidas nas unidades de saúde e pelos núcleos de atenção a saúde da família, os NASF. Atualmente, são 12 Nasf e cada um atende até nove equipes de Saúde da Família, totalizando, em média, 400 mil pessoas com cobertura do atendimento, o que representa quase 30% da população de Belém. Já o trabalho das 29 Unidades Municipais de Saúde (UMS) é voltado para a atenção primaria em saúde que vai desde o atendimento odontológico, clinica médica, além de consultas especializadas e serviços básicos.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.