Pesquisar

Empreendimento feminino faz parte do encerramento das oficinas de artesanato da Combel

Foto: João Gomes / COMUS
Empreendimento feminino faz parte do encerramento das oficinas de artesanato da Combel
Empreendimento feminino faz parte do encerramento das oficinas de artesanato da Combel
Empreendimento feminino faz parte do encerramento das oficinas de artesanato da Combel
Empreendimento feminino faz parte do encerramento das oficinas de artesanato da Combel
Empreendimento feminino faz parte do encerramento das oficinas de artesanato da Combel

O crescimento do curso tem ganhado relevância no entorno do Mercado de Carnes Francisco Bolonha, possibilitando novas parcerias com os trabalhadores

Empreender foi a palavra chave do encerramento das turmas de artesanato com materiais recicláveis, realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), em parceria com o Fundo Ver-o-Sol, na manhã desta sexta-feira, 12.

Iniciadas em fevereiro deste ano, as oficinas capacitam as participantes para a criação de peças decorativas, utilizando materiais recicláveis. O foco da equipe organizadora é despertar nas participantes, além da conscientização do descarte e uso correto de materiais recicláveis, o empreendedorismo, contribuindo para a geração de uma renda extra às mulheres.

Noeme Barbosa, coordenadora da Combel, destacou que a oficina tem ganhado cada vez mais visibilidade pela divulgação ‘boca a boca’ das mulheres que já passaram pelo curso, e que, neste primeiro momento, boas surpresas ganharam destaque. “As mulheres encontraram no artesanato a possibilidade de driblar o desemprego, aliado à conscientização na questão ambiental”, disse.

“As reuniões servem também como uma alavanca para o empoderamento feminino, mostrando que é possível ser dona do próprio negócio e, nesta turma, em dois dias de curso, nós já tivemos relatos das participantes que tiveram encomendas após divulgação em mídias sociais”, pontuou Noeme.

Crescimento - Ainda de acordo com a coordenadora da Combel, o crescimento do curso tem ganhado relevância no entorno do Mercado de Carnes Francisco Bolonha, possibilitando novas parcerias. “Como o material utilizado é o lixo descartado, os comerciantes locais começaram a nos ajudar no recolhimento desses materiais, separando para que possam ser usados durante as oficinas”, contou a coordenadora.

A possibilidade de compartilhar experiências com outras mulheres e ter uma renda extra foi o que chamou a atenção de Andréia Vilhena, participante do curso. Ela disse que, em menos de dois dias de oficina, foi possível receber encomendas das peças divulgadas. “Para uma mãe de dois filhos que não possui renda alguma, como eu, poder aprender mais sobre artesanato e ainda ganhar dinheiro é muito bom. Compartilhar ideias e experiências com outras mulheres nos faz ampliar mais a visão de lutar por um espaço no mercado que pode ser conquistado por nós”, disse Andréia.

Para Francileia Ferreira, o curso superou as expectativas e destacou que foi estimulada pelos filhos a fazer o curso. “Meus filhos foram os responsáveis pelo meu sucesso no curso. Durante a semana, fui divulgando as peças que criei e, para minha surpresa, recebi várias encomendas, o que me deixou extremamente satisfeita. Estamos encerrando esta turma e, em breve, receberemos nossa certificação. O que fica é a minha gratidão à Combel e demais responsáveis em realizar ações de integração como essa”, destacou.

Kadmiel Pacífico, coordenador do Fundo Ver-o-Sol, esteve presente no encerramento da oficina e destacou que a procura de mulheres na qualificação profissional para posicionamento no mercado tem crescido cada vez mais. “As mulheres têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, o que reflete na necessidade de elas estarem qualificadas para manterem-se ativas. No Fundo Ver-o-Sol, nosso público cresce cada vez mais, graças à grande divulgação e dedicação das mulheres em trazer amigas e parentes”, detalhou.

Turmas - De fevereiro a abril, três turmas foram encerradas e, na próxima segunda-feira (22), duas novas turmas do curso de artesanato com materiais recicláveis serão iniciadas, com 60 vagas, para o período de 22 a 26 de abril, das 14h às 18h.

As inscrições podem ser realizadas na sede da Combel, na avenida Castilho França, altos do Mercado de Carnes Francisco Bolonha, e no Fundo Ver-o-Sol, na avenida Cipriano Santos, 40, ao lado do Terminal Rodoviário de Belém. A certificação das turmas será realizada no dia três de maio e reunirá aproximadamente 120 mulheres para receber o documento.

TAGS:

Relacionadas: