Jovens atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Prefeitura de Belém, receberam na sede da Eletronorte, na manhã desta quarta-feira, 17, o certificado de conclusão do curso técnico em eletricidade ofertado pela Central Elétrica do Norte do Brasil (Eletronorte).
O curso é uma parceria da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Defensoria Pública do Estado, da Eletronorte e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A qualificação é voltada para jovens atendidos pelo Creas que estão em cumprimento de medida socioeducativa. “Participaram sete jovens que estão em processo de desligamento do programa, que obtiveram um bom resultado nesse processo e que finalizaram o cumprimento da medida”, explicou Ivone Maia, assessora técnica da Funpapa.
Aulas - O período de duração do curso foi de um ano, com aulas práticas e teóricas, três vezes por semana. De acordo com Doraci Gomes, coordenadora do programa Jovem Aprendiz da Eletronorte, a parceria com a Prefeitura foi fundamental. “Para nós foi um grande desafio trabalhar com esse público alvo. Essa parceria foi muito benéfica, pois na Funpapa existem profissionais especializados que nos ajudaram a trabalhar com os jovens”, explicou.
Entre os concluintes está D.S.L , de 20 anos, que prefere não se identificar. Esse foi o terceiro curso realizado pelo jovem, por meio do trabalho de vivência e fortalecimento do centro de referência. “Esse curso foi mais uma oportunidade que deram para gente. Foi um aprendizado muito bom. Desde o dia que cheguei no Creas, sempre teve cursos, palestras e qualificações”, comentou.
O jovem, egresso do sistema socioeducativo, já concluiu o ensino médio e pretende entrar em uma universidade. “Eu gosto de trabalhar com a parte elétrica e sonho em fazer uma universidade nessa área”, conclui.
Creas - A Funpapa administra cinco Creas em Belém. As equipes multiprofissionais, composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, executam os serviços de Proteção Social de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. É um serviço de apoio, orientação e acompanhamento de famílias com integrantes em situação de ameaça ou violação de direitos.