Pesquisar

Sesma promove dia de conscientização e combate à hipertensão arterial

Foto: João Gomes / COMUS
Sesma promove dia de conscientização e combate à hipertensão arterial
Sesma promove dia de conscientização e combate à hipertensão arterial
Sesma promove dia de conscientização e combate à hipertensão arterial
Sesma promove dia de conscientização e combate à hipertensão arterial
Sesma promove dia de conscientização e combate à hipertensão arterial

A aposentada Lurdes Carvalho dos Santos se beneficiou, aferiu a pressão arterial, fez testes de glicemia e tirou medidas corporais

Um em cada quatro brasileiros adultos tem diagnóstico médico de hipertensão, de acordo o Ministério da Saúde. Devido a essa realidade a data de 26 de abril é lembrada como o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em alusão a ela, a Secretaria de Saúde (Sesma), por meio da Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Marambaia, promoveu nesta quarta-feira, 24, e na quinta-feira, 25, uma ação especial com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a doença. 

A aposentada Francisca Teixeira, de 58 anos, tem hipertensão há alguns anos e aproveitou o dia para verificar a pressão arterial, fazer testes de glicemia e tirar medidas corporais. Ela também levou a neta Lauane Roberta da Costa, de 7 anos, para verificar se estava tudo em dia. “Eu faço o acompanhamento da pressão sempre que posso para controlar a hipertensão e evitar as consequências mais graves. Trouxe minha neta para ela já ir aprendendo a importância de se cuidar”, destacou dona Francisca. 

Para Lurdes Carvalho dos Santos, de 76 anos, estar em dia com a saúde é a melhor forma de prevenir a hipertensão. “Eu não sou diabética, nem hipertensa, mas busco sempre estar atenta, verificando e evitando algumas coisas que podem fazer surgir essas doenças. É muito bom encontrar ações como essa para fazer uma avaliação”, afirmou a senhora Lurdes. 

Doença - A hipertensão é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Por isso, a ação também buscou catalogar os dados das pessoas atendidas para fazer o acompanhamento posterior. Caso apareça alguém com sinais da doença, será encaminhado para o tratamento.

De acordo com a enfermeira da UMS Marambaia, Francisca Paracampo, a ação também ajuda na detecção de novos casos. “Assim conseguimos rastrear casos novos e iniciar o tratamento o quanto antes para evitar agravamentos e complicações da doença. É importante também incentivar a quem tem a doença pra que faça o acompanhamento permanente. Tem muitos que relaxam depois do primeiro ano de tratamento”, alertou a enfermeira. 

Além dos serviços de medição da pressão arterial, testagem de glicemia e verificação de medidas corporais, a ação contou com palestras educativas sobre a doença. Os serviços foram realizados em parceria com os acadêmicos de enfermagem e nutrição de várias instituições que fazem estágio na unidade. 

Hipertensão - A hipertensão arterial é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamada de “12 por 8”. É uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue no corpo.  Os principais sintomas da hipertensão são dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão estão o sobrepeso e obesidade, a má alimentação, muito consumo de sal, o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário.

TAGS:

Relacionadas: