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Alunos da escola Alzira Pernambuco participam de concurso de poesia

Foto: Studio/Fabio Nunes
Alunos da escola Alzira Pernambuco participam de concurso de poesia
Alunos da escola Alzira Pernambuco participam de concurso de poesia
Alunos da escola Alzira Pernambuco participam de concurso de poesia
Alunos da escola Alzira Pernambuco participam de concurso de poesia

Na construção das poesias os alunos foram estimulados a citarem qual o papel da família e dos professores.

Emoção e aprendizado marcaram o II Concurso de Poesia da biblioteca Nadir O. Moura, da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 25, e reuniu dezenas de alunos e professores.

Com o tema “A educação como instrumento para efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes”, a programação contou com a leitura de poesias feitas por oito alunos aos jurados escolhidos, entre eles estavam escritores, poetas, e cantores regionais. Foram classificadas três poesias.

“Toda criança tem o direito de sonhar”, poesia escrita pela aluna Amanda Favacho, do 8º ano, foi a grande vencedora. “Fico muito tocada quando vejo crianças trabalhando na rua. Eu desejo que todas as crianças tenham uma boa educação e não precisem pedir esmola nas ruas e que tenham o direito de sonhar com um futuro melhor”, disse a estudante ganhadora.

O objetivo da ação da escola é a de estimular o desenvolvimento à produção de textos e a leitura dos estudantes da rede municipal de ensino, bem como incentivar a criatividade e levar os alunos a conhecerem seus direitos e deveres. Todos os participantes no concurso tiveram acesso a livros de poesias, livros de como se constrói uma poesia e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Após semanas analisando versos e estrofes de, aproximadamente 40 alunos, a comissão avaliadora selecionou os oito finalistas. “Os alunos se dedicaram bastante na construção das poesias e todos que participaram do concurso terão as poesias publicadas no primeiro livro de poesias da biblioteca, que é um projeto para o ano de 2020”, explicou o professor Hamilton Baker.

Dentre as poesias declamadas estava a do aluno Eduardo Gaia, 15 anos, que tem sequelas motoras em decorrência de uma paralisia cerebral. “Ele recebe atendimento educacional especializado na escola, e conseguiu construir a poesia ‘Direitos dos Adolescentes com Deficiência’, com apoio da mãe e da equipe pedagógica”, observou Vera Leal, professora da sala de recursos multifuncional.

Na construção das poesias os alunos foram estimulados a citarem qual o papel da família e dos professores. “Nós fizemos a orientação de qual o papel da família na educação e qual é o papel da escola, de acordo com a própria constituição a educação é um papel do estado e da família, mostramos como eles podem respeitar tanto um quanto outro, para que eles possam se tornar cidadãos melhores e contribuir com a paz social”, destacou a bibliotecária Claudia Goes.

Para a diretora da unidade, Carla Gouveia, a iniciativa da equipe pedagógica é muito importante. “A ação incentiva os alunos a lerem, levando-os a viajar por todo mundo, bem como conhecer outros horizontes, e isso é um ganho para sociedade e para os próprios alunos”.

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