Avaliar o resultado do último ano e apresentar as metas para 2019 foi o objetivo do 1º Seminário de Planejamento, Gestão e Monitoramento, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na manhã desta terça-feira, 30, em Belém. O encontro reuniu representantes dos núcleos que compõem a Secretaria para expor o trabalho desenvolvido em prol da eficiência da prestação de serviços aos munícipes.
Dentre os pontos apresentados destaca-se a ampliação do plantio de árvores nos espaços públicos de Belém. Em 2018, a Secretaria fez o plantio de mais de 1000 árvores, dentro de uma meta estabelecida para 500 plantações, aumentando em mais de 100% do proposto. Para 2019, a Semma prevê o plantio de mais 500 árvores distribuídas em espaços público e, até o término deste mês de abril, realizou o plantio de mais de 100 vegetais.
Metas - Além da manutenção das árvores que já existem e o plantio de novas, a Secretaria prevê a ampliação de 60% para 100% das áreas rurais cadastradas, além da recuperação de 10 mil hectares de áreas desmatadas, conforme Cadastro Ambiental Rural, diretrizes do programa estadual Municípios Verdes. Em 2018, o órgão recuperou 1.460 hectares de áreas desmatadas e, para 2019, tem meta de recuperar mais 2.500.
“O compromisso que temos que manter com o meio ambiente sempre será fundamental para o nosso município, e é uma responsabilidade de todos nós. Dessa forma, a Semma atua nas áreas de maior necessidade, em termos de educação ambiental, manutenção das áreas verdes, paisagismo e gestão das áreas protegidas”, explicou Abraão Passos, economista do Núcleo de Serviços e Projetos Especiais da Semma (NUSPE).
“Dentre as nossas metas, temos a manutenção das arbóreas, com a poda de 3.600 árvores na capital paraense, que já está em 25% da meta estabelecida, alcançando um total de 921 podas até março deste ano”, complementou Abraão.
Comunidades - Abraão destacou ainda o crescimento do empenho social e ambiental dentro das comunidades de Belém, e a forma como a população tem abraçado os projetos da Prefeitura, como por exemplo, o “Minha Rua, Meu Jardim”, que objetiva eliminar pontos de descarte irregular de resíduos sólidos e transformá-los em espaços de plantio com projetos de paisagismo. “O projeto, implantado em 2018, vem se desenvolvendo muito bem e já atendeu a oito bairros da capital. Por meio dele, vemos o compromisso dos moradores em zelar com o meio ambiente”, enfatizou o economista.
Pio Netto, titular da Semma, pontuou que esse primeiro seminário serviu para afinar as linhas de ações da Secretaria e fazer uma avaliação do que foi feito no último ano em termos de metas e alcance. “Nossa proposta é nos reunir daqui a 90 dias novamente, para fazer outro encontro como este. O objetivo é melhorar a prestação de serviço à população, na questão das praças, nos licenciamentos e no entrosamento entre os mais diversos departamentos da Secretaria, sejam eles operacionais ou administrativos”, detalhou Netto.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.