No mês em que se comemora o Dia das Mães, os cuidados e a atenção com a figura materna são redobrados. Afinal, a data traz uma atmosfera toda especial reforçando a importância da mãe na vida de uma criança.
Mas, assim como as mulheres, os parceiros também exercem grande influência na vida dos filhos, sejam eles já nascidos ou ainda em formação no ventre das mães. Compreendendo o seu papel enquanto pai, o autônomo Rafael Brasil, 30 anos, foi altamente assíduo durante o pré-natal da esposa Marinéia Veiga, 33 anos, na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Tapanã.
O casal foi acolhido no projeto Pré-Natal do Parceiro, que funciona desde 2015 na unidade e faz parte da Política Nacional de Saúde do Homem, preconizada pelo Ministério da Saúde.
“Além de participar da gravidez da minha esposa e acompanhá-la em cada fase, entender sobre amamentação e os cuidados com o bebê, tive informações que antes, desconhecia, como o direito de acompanhar o parto do meu filho”, disse.
Para ele, o projeto também desmistifica a ideia de que o homem, nesta fase, deve se preocupar somente com questões financeiras. “Ainda existe um machismo dominante de que o pai pouco interage nessa etapa da gestação. Mas aqui, temos a sensibilidade de ver que a nossa preocupação vai além das finanças. Somos também parte essencial”.
O projeto atende, atualmente, 76 grávidas e 30 companheiros, que participam de rodas de conversa semanais e oficinas e reuniões temáticas uma vez por mês. “O envolvimento dos parceiros é de extrema importância para a mãe e o bebê. O casal cria um vínculo muito mais forte nesse momento delicado e cheio de novidades na vida de ambos”, comenta a assistente social da unidade, Mariana Monteiro. No ano passado, foram acolhidas 516 gestantes, 200 homens e 2 casais homoafetivos.
Juntos há pouco mais de um ano, o ajudante de pedreiro Remilton da Silva, 20 anos, e Tayla Silva, 21, participaram pela primeira vez, na tarde de sexta-feira, 03, da roda de conversa. “Achei bem interativo e informativo os assuntos que foram tratados. Podemos interagir e ouvir experiências de outros casais”, avaliou o futuro papai, na torcida para que seja um menino.
Premiação - Em abril deste ano, o projeto desenvolvido pelos profissionais que atuam na Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi selecionado como um dos trabalhos mais bem sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto irá representar o Pará na Mostra Nacional “Brasil, Aqui tem SUS”, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no período de 02 a 05 de julho, em Brasília.
“Somos uma equipe multiprofissional composta por assistente social, nutrição, ginecologia, enfermagem e odontologia e buscamos sensibilizar, principalmente os homens, sobre a importância do pré-natal a fim de manter a boa condição da saúde da mãe e do bebê. Temos um cronograma de ações e também recebemos sugestões de temas propostos pelos próprios parceiros. É uma troca e um aprendizado constante”, afirma Mariana.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.