A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta segunda-feira, 6, o I Seminário Ambiental sobre os Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). Empresas consideradas grandes geradoras de resíduos sólidos foram os alvos do evento que contou, também, com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
O seminário, dividido em três momentos, mostrou de forma didática aos participantes, a gestão dos resíduos sólidos e etapas para os grandes geradores; as legislações que compõem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); e os processos de regularização para a certificação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
O professor Leonardo Neves, palestrante especial convidado para o evento, possui vasto conhecimento na gestão de resíduos sólidos, e pontuou que quase todos os resíduos são passíveis de reaproveitamento, reutilização ou tratamento. “É comum que grande parte das pessoas enxergue os resíduos como problema, mas na verdade este é um ponto a ser desmistificado. O resíduo só é um problema quando não é gerenciado, quando não tem acondicionamento, seleção e transporte de forma correta”, comentou o professor.
Gerenciamento - De acordo com o palestrante, o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos gera bens não apenas ambientais como também financeiros. “A transformação de boa parte dos resíduos sólidos garante lucros às empresas que possuem situação regular. Trabalhar nesse gerenciamento é a melhor solução para manter os aterros sanitários com vida útil”, apontou Neves.
A Semma tem a missão de conscientizar as empresas sobre a necessidade de estarem regularizadas na questão das coletas e destinação dos resíduos. Pio Netto, titular da Semma, destacou o grande esforço que a Secretaria faz para buscar alternativas e encontrar soluções para essa problemática.
“O seminário pretende conscientizar os participantes, além de discutir soluções efetivas para a situação dos resíduos sólidos na nossa capital. A parceria com as empresas, aliada às associações e cooperativas de reciclagem de lixo, terá resultados consideravelmente positivos. Cabe a nós estar de acordo com a legislação vigente e apresentar alternativas que atenuem esta situação, orientando e monitorando as empresas sobre as questões do PGRS e licença ambiental”, detalhou Pio Netto.
Claudio Mercês, secretário municipal de saneamento, informou que atualmente Belém gera mais de mil toneladas por dia de resíduos sólidos, e 500 toneladas de entulhos. “A educação ambiental é um processo importante para um resultado mais efetivo das ações realizadas por Sesan e Semma. A partir do momento que o gerenciamento dos resíduos seja feito de forma mais regular, nós teremos menos impacto e, consequentemente, poderemos investir mais em ações que beneficiarão a comunidade”, pontuou o secretário.
Ao final do seminário, foi realizada a entrega da certificação das empresas consideradas “Grandes Geradoras” e que já se encontram regulares junto à Semma.