Pesquisar

Gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde visitam maternidades vinculadas

Foto: João Gomes / COMUS
Gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde visitam maternidades vinculadas
Gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde visitam maternidades vinculadas
Gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde visitam maternidades vinculadas
Gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde visitam maternidades vinculadas
Gestantes atendidas pelas Unidades de Saúde visitam maternidades vinculadas

As gestantes conheceram o hospital onde vão dar à luz os bebês que estão esperando

A gravidez é uma condição que envolve, além da expectativa pela chegada do bebê, uma série de modificações no corpo da mulher, acompanhada de sentimentos como felicidade, alegria, afeto, mas também, insegurança, dúvidas e ansiedade. Esses sentimentos conflitantes aparecem, muitas das vezes, devido às incertezas sobre o local do parto, a equipe médica ou a acolhida após o nascimento do bebê.

Para lidar melhor com essa fase de grandes transformações para a mãe, o bebê, o parceiro e a família, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deu início às ações do Plano de Vinculação das Gestantes, com a primeira visita de gestantes da Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Jurunas, vinculadas ao Hospital da Ordem Terceira.

Na ocasião, foram visitadas áreas como enfermaria, sala de parto e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, acompanhada de um bate-papo entre as grávidas, a equipe técnica do hospital e representantes da Sesma.

“Por meio desse Plano asseguramos às gestantes o acesso, o acolhimento e a resolução de situações relacionadas ao parto e puerpério, além de evitar o deslocamento da gestante em busca de atendimento e vagas nas maternidades aleatoriamente”, explicou a coordenadora da Referência Técnica Saúde da Mulher, Camila Miranda.

“Foi uma boa experiência, principalmente para mim, que sou mãe de ‘primeira viagem’. Minha irmã engravidou e não teve essa oportunidade, então fico feliz em saber que tenho esse suporte”, destacou a gestante Katiane Macedo, de 35 anos, à espera do Heitor, que chega daqui a um mês.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim, por meio da vinculação, as gestantes têm a oportunidade de conhecerem a maternidade onde serão atendidas durante o parto. “Além de receberem todo o apoio sobre possíveis intercorrências durante a gravidez, essa aproximação fortalece o vínculo entre a gestante e a maternidade e entre o profissional que atua nas unidades de saúde e o profissional da maternidade”, ressaltou o secretário.

Confiança - À espera do segundo filho, os pais Enivaldo Borges, de 20 anos, e Roberta Carvalho, de 19, sentiram-se mais confiantes em conhecer as instalações do hospital da Ordem Terceira. “Não conhecia o local e gostei bastante da iniciativa. Morávamos em Cametá e agora temos essa chance de ter esse acompanhamento”, disse o pai, na expectativa pela chegada do bebê, atualmente, com seis meses de gestação.

Para a gerente da UMS Jurunas, Márcia André, a ação oferece mais segurança às grávidas e, consequentemente, maior adesão ao pré-natal. “Elas já são acompanhadas por equipes multiprofissionais da unidade, porém, no momento de vincular para uma maternidade isso não existia. Agora, a ansiedade será menor, pois elas terão uma equipe à disposição para o momento do parto e puerpério. Esse trabalho também minimiza os anseios existentes pelas gestantes em relação ao ambiente hospitalar”, afirmou a gerente.

A visita contou ainda com a presença do diretor-presidente do hospital, Hernan Fernandez; do diretor financeiro, Atahualpa Fernandez Filho; e equipe técnica. A próxima etapa do Plano será a visitação das gestantes da UMS Providência, vinculadas para o Hospital da Beneficência Portuguesa.

TAGS:

Relacionadas: