Pesquisar

Casa Dia é avaliada como melhor serviço de assistência a pacientes vivendo com HIV

Foto: Nenhum
Casa Dia é avaliada como melhor serviço de assistência a pacientes vivendo com HIV
Casa Dia é avaliada como melhor serviço de assistência a pacientes vivendo com HIV
Casa Dia é avaliada como melhor serviço de assistência a pacientes vivendo com HIV
Casa Dia é avaliada como melhor serviço de assistência a pacientes vivendo com HIV

Na equipe há psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, dentista, médicos clinico e infectologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Todos estão envolvidos nas diversas atividades do Centro, como as campanhas de rua.

O Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi avaliado pelo sistema nacional QualiAids como o melhor serviço de assistência especializada oferecido na região Norte. O resultado da avaliação foi divulgado em um encontro que discute os programas de infecções sexualmente transmissíveis e Aids (IST/Aids) e hepatites virais, o HepatoAids, realizado em São Paulo nos últimos dias 5 e 6 de maio. A avaliação está disponível no site do sistema.

O QualiAids é um sistema de avaliação da qualidade organizacional dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) que prestam assistência ambulatorial a pessoas vivendo com o vírus HIV. O programa avalia, por meio de questionários, a qualidade dos serviços prestados e permite que, com o resultado da avaliação, possa ser feito o acompanhamento e a manutenção dos níveis de qualidade dos serviços.

A equipe do QualiAidis esteve na Casa Dia em 2017 e aplicou um questionário de mil perguntas para a equipe técnica, que respondeu questões sobre a forma de atendimento e os profissionais que atuam no espaço. “O que mais chamou a atenção da equipe do QualiAids e que nos fez ganhar essa avaliação positiva foi a nossa equipe multidisciplinar, que oferece um atendimento completo às pessoas que procuram a Casa Dia e são atendidas desde o acolhimento inicial até acompanhamento permanente”, destacou o gerente do Centro, Reginaldo Junior. A equipe envolve psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, farmacêutico, dentista, médicos clinico e infectologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para o gerente da Casa Dia, o resultado mostra o funcionamento de uma rede de serviços com capacidade de oferecer assistência médico-ambulatorial e farmacêutica essenciais para as pessoas que vivem com HIV. “Essa avaliação mostra que estamos no caminho certo e que o nosso trabalho integrado entre Casa Dia, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Coordenação Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais consegue dar conta da assistência completa e com qualidade para as pessoas atendidas”, avaliou o Reginaldo.

O coordenador da Referência Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da Sesma, Cledson Sampaio, destaca outros pontos que também contribuem para a qualidade o serviço ofertado para as pessoas vivendo com HIV. “É importante lembrar que a metodologia de educação permanente para atualização de protocolos e notas técnicas que dão suporte de boa qualidade de atendimento aos profissionais da Casa Dia com os usuários e a integração com a Atenção Básica também são fundamentais para o acolhimento do usuário na Casa Dia”, frisou Cledson.

Em média, 300 procedimentos diários são realizados pelo Centro todos os dias. A Casa Dia funciona na avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, próximo à travessa Barão do Triunfo, de 8h às 17h. Para mais informações, a Casa Dia atende no (91) 3254-6937 ou no (91) 98519.8413.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: