Pesquisar

Mesa redonda reúne cerca de 350 professores para falar de direitos das crianças

Foto: Carla Fischer - Ascom Semec
Mesa redonda reúne cerca de 350 professores para falar de direitos das crianças
Mesa redonda reúne cerca de 350 professores para falar de direitos das crianças
Mesa redonda reúne cerca de 350 professores para falar de direitos das crianças
Mesa redonda reúne cerca de 350 professores para falar de direitos das crianças

A edição 2019 do projeto “Direito de Ser Criança e Adolescente” foi encerrada com uma mesa redonda na faculdade Esamaz

Para finalizar a programação da 12ª edição do projeto “Direito de Ser Criança e Adolescente”, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec),realizou nesta segunda-feira, 20, uma mesa redonda com o tema “Rios de Paz: Navegando pelos Direitos das Crianças e Adolescentes”, no auditório da faculdade Escola Superior da Amazônia (Esamaz).

O evento, que fez referência à data de 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, reuniu cerca de 350 profissionais da educação infantil municipal. O público alvo foram gestores, coordenadores e professores de Unidades Educacionais Infantis (UEI) e de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei), que são profissionais  diretamente ligados a crianças de zero a cinco anos.

“O ‘Projeto Direito de Ser’ está integrado à proposta pedagógica das unidades de educação infantil no desenvolvimento de práticas formativas, de sensibilização, prevenção e de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Queremos que os professores sejam os grandes mediadores na disseminação dos direitos da criança e do adolescente”, disse Célia Pena, coordenadora de Educação Infantil da Semec.

“Discutir esse assunto no evento foi muito importante, pois orientou e encorajou os professores a serem também os responsáveis na identificação dos indícios dos direitos violados das crianças, e também a serem instrumentos de denúncia”, complementou Célia Pena.

Mesa - A mesa foi composta por representantes de três grandes áreas - jurídica, pedagógica e assistência social - para trazer um olhar mais amplo sobre os direitos das crianças e adolescentes. Durante o dia, o evento contou com a participação de Deomar Barroso, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais, que articula o projeto “Inocência Roubada”, desenvolvido junto com a Semec, nas escolas, por meio de atividades lúdicas de orientação.

Também houve palestra do assistente social e representante da ONG Rádio Margarida, Osmar Pancera, da representante do Grupo de Pesquisa Infance e professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Celita Paes, e de Mônica Maciel Soares Fonseca, Juíza de Direito da Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes, que pontuaram suas intervenções pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Serviço - Para fazer uma denúncia anônima sobre violência sexual contra crianças e adolescentes basta ligar para o número 100 (Disque 100) ou 181.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: