Os índios refugiados e migrantes venezuelanos que vivem em abrigos mantidos pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Belém receberam serviços de nutrição e saúde bucal, nesta quinta-feira, 23. A ação faz parte do cronograma semanal de atendimento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Consultório na Rua, juntamente com as referências técnicas ligadas aos serviços oferecidos.
A família da venezuelana Rosa Sifontes chegou a Belém há oito meses. Ela e os três filhos, Sara, Tirso e Nuniel, vivem no abrigo Domingos Zahluth, localizado na travessa do Chaco, local onde receberam avaliação nutricional, com medida de peso corporal e de estatura. As crianças também receberam doses de vitaminas.
“Com essas informações sobre peso e altura poderemos fazer um diagnóstico e traçar o perfil nutricional deles. Depois, entraremos com palestras e orientações sobre educação alimentar e outras medidas para evitar a desnutrição”, explicou o coordenador da Referência Técnica de Nutrição, Marcos Nascimento.
Para a psicóloga Rita Rodrigues, do Consultório de Rua, esse trabalho é uma continuidade dos atendimentos que têm sido feito aos venezuelanos. “Vamos levar o atendimento do Consultório de Rua para todos os abrigos, como já é rotina, mas agora trouxemos também as referências para atuar com a atenção básica junto a eles”, ressaltou Rita.
Saúde bucal - A pequena Warao Juliana Del Vale, de 3 anos, resistiu, mas recebeu a avaliação bucal. Ela e os pais estão na capital paraense há um ano e nove meses. Com um pequeno consultório volante, montado no abrigo Domingos Zahlut, foram realizados exames clínicos e pequenos procedimentos, como remoção de cáries e colocação de restauração nos dentes das crianças. Os pequenos também assistiram a uma palestra educativa e receberam escovas de dente, além de orientações de como fazer a correta escovação.
“Esse atendimento de saúde bucal seguirá um fluxo para fazer com que eles procurem as unidades de saúde e possam utilizar todos os serviços da rede”, frisou a coordenadora da Referência Técnica de Saúde Bucal, Tércia Cavaleiro de Macedo.
Atendimento - A equipe do Consultório de Rua acompanha os índios venezuelanos, desde a chegada deles a Belém, com atendimento de saúde, como consultas, exames, vacinas, encaminhamentos para atendimentos especializados, caso necessário, incluindo também atendimento psicossocial.
Todos os grupos que chegam ao município de Belém recebem vacinação contra sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, gripe e hepatite B. As crianças seguem o calendário vacinal recomendado nas unidades de saúde e são acompanhadas pelas equipes de saúde.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.