Com o objetivo de garantir a saúde dos banhistas durante as férias de julho, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), começou na manhã desta terça-feira, 28, a coleta de amostras de água em balneários da capital paraense para apontar se estão aptos ao banho.
As coletas de material para análise, chamadas de teste de balneabilidade, foram feitas em quatro praias. Em Outeiro, nas praias do Amor, Brasília e Praia Grande, e em Icoaraci, na praia do Cruzeiro. O objetivo é identificar a presença de bactérias, como a Escherichia coli, que é encontrada nas fezes humana.
"O material coletado já foi enviado para análise laboratorial e as amostras serão submetidas a exames”, disse Paula Ondina, agente de Vigilância Sanitária e Ambiental da Semma.
Coletas - Os agentes da Semma coletarão amostras em outras praias do município de Belém. Até o final desta semana, as praias da Baía do Sol, Paraíso, Maraú, Ariramba, Chapéu Virado, Murubira e Farol, em Mosqueiro; e as da ilha de Cotijuba também passarão por análise para saber se estão próprias para banho.
As análises são feitas com base na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) número 274, de 29 de novembro de 2000, que descreve que uma praia é considerada imprópria para o banho quando os valores estiverem acima de 2000 Escherichia coli para cada 100 mililitros de água analisada. Também serão verificadas na análise a existência de nitrogênio amoniacal, sólidos dissolvidos totais e sulfatos.
A previsão para a divulgação dos resultados das análises feitas pela Semma é de 15 a 20 dias.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.