Terminou na manhã desta sexta-feira, 31, mais uma edição da Semana do Bebê, que contou com a participação de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Belém. O encerramento da oitava edição da programação ocorreu na praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia, e reuniu crianças, jovens e adultos em uma manhã de muitas atividades.
A ação é uma promoção da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), e teve como parceiro o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Este ano a temática foi “Todos Juntos pela Primeira Infância”, e teve a atuação das Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e de Educação (Semec), da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).
O encerramento contou com extensa programação cultural. Crianças e adultos fizeram apresentações musicais e de danças teatrais. Houve ainda a prestação de serviços à comunidade, como imunização. Foi instalado um espaço de atendimento a mães e bebês para vacinação.
Lucas Onuma, morador da Marambaia, aproveitou a programação de encerramento da Semana do Bebê para levar a pequena Clarice Onuma, de 1 ano e 8 meses, para vacinar. “A movimentação na praça chamou minha atenção, já que moro aqui perto. Aproveitei para trazer minha filha para vacinar e acompanhar as brincadeiras com as outras crianças”, disse Lucas. “Queria parabenizar a Prefeitura de Belém, pois eu acredito que esse tipo de atividade integra muito mais a comunidade à gestão”, destacou.
Os irmãos Pyetra, de 4 anos, Pyetro, de 2, e Pyerre, de 9 meses, estavam na companhia da mãe Priscila Amaral, que aproveitou a manhã de atividades voltadas às crianças para proporcionar momentos de lazer aos filhos. “Tivemos conhecimento do encerramento da Semana do Bebê por meio do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Aurá. Trouxe meus filhos para brincar e aproveitar as atividades”, disse Priscila.
Atividades - A Semec ofereceu diversas atividades lúdicas, como contação de histórias e oficinas temáticas às crianças. Rafaela Baía, terapeuta ocupacional e servidora da Semec, explicou que as atividades disponibilizadas serviram para atrair as crianças e a comunidade, ressaltando a importância da inclusão dos pequenos ao mundo do conhecimento.
“Para este encerramento nós preparamos uma lista de atividades diversas, como a contação de história, pintura de desenhos, oficina de confecção de slime, dobradura de origami, entre outras. Por meio dessas pequenas atividades nós conseguimos estimular o processo de imaginação e cognição dessas crianças, pois esses estímulos nos ajudam a trabalhar os aspectos educacionais”, explicou Rafaela.
Mãe do Pedro Danilo, de 5 anos, Ana Paula Santos disse ter ficado encantada com diversidade de atividades às crianças. "Eu fico muito feliz em ver que a nossa atual gestão tem como foco as nossas crianças. Eu entendo que essas atividades contribuem muito para o desenvolvimento de habilidades que por vezes ficam escondidas", disse Ana.
A programação contou ainda com a participação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que realizou o cadastramento do público presente para a emissão de passe fácil estudantil, sênior e especial.
A 8ª edição da Semana do Bebê teve início na segunda-feira, 27, e abrangeu os bairros de Belém e distritos, com a participação de escolas municipais, unidades de saúde e os Cras, além de contar com a participação de diversos órgãos da Prefeitura de Belém.