O serviço de coleta de lixo em Belém está sendo normalizado após a reabertura da estrada de acesso ao Aterro Sanitário de Marituba na manhã deste domingo, 2. A via estava interditada desde a última sexta-feira, 31, quando os caminhões coletores foram impedidos de descarregar no aterro, prejudicando todo o serviço de coleta no município. Com a desobstrução da via o trabalho foi imediatamente retomado.
Neste primeiro momento, a prioridade é o recolhimento do lixo depositado em feiras, mercados e hospitais. Equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) estão nas ruas monitorando a coleta e verificando os pontos prioritários onde o lixo ainda não foi recolhido. No Complexo do Ver-o-Peso o recolhimento começou por volta de 10h e às 12h a coleta já estava regularizada. No Complexo do Jurunas e nas feiras do Guamá, da Bandeira Branca, da Terra Firme, do Telégrafo e no porto da Palha, o serviço seguiu em ritmo acelerado.
Na feira da 25 de Setembro, permissionários e frequentadores se animaram com a retirada de todo o lixo que ocupava os contêineres da feira. “Graças a Deus a coleta normalizou, pois sujeira não combina com área de feira, que é um local onde adquirimos alimentos”, comentou a aposentada Elza Silva. "Em um dia sem recolher já fica um caos, imagina dois dias sem coleta. Já estava preocupado, pois trabalho com venda de comida", afirmou um feirante.
O serviço será normalizado aos poucos, por conta da grande quantidade de lixo que deixou de ser recolhida nos últimos dois dias. “Nossas equipes estão trabalhando ativamente na limpeza da cidade, mas temos consciência de que o serviço será normalizado aos poucos, pois foram dois dias sem coletar e isso gerou muito lixo na cidade”, explicou o titular da Sesan, Claudio Mercês. “A intenção é regularizar o serviço o mais rápido possível, por isso estamos com diversas equipes nas ruas prestando apoio”, completou.
Coleta - A coleta do lixo na capital paraense deixou de ser feita por dois dias, após a obstrução da principal via de acesso ao Aterro Sanitário de Marituba, na manhã da última sexta-feira, 31. Os caminhões coletores foram impedidos de entrar no aterro e tiveram que retornar para a garagem das empresas. Após 48 horas de interdição a via foi desobstruída com o apoio da Polícia Militar e os caminhões coletores puderam entrar no aterro e efetuar a descarga do lixo para regularização da coleta.