Pesquisar

Belém recebe a primeira etapa do Circuito Paraense de Futevôlei

Foto: Nenhum
Belém recebe a primeira etapa do Circuito Paraense de Futevôlei
Belém recebe a primeira etapa do Circuito Paraense de Futevôlei

O Circuito Paraense de Futevôlei realizado no ano passado, em 2018, teve apoio da Sejel e foi um sucesso

Nos dias 8 e 9 próximos, será realizada em Belém a primeira etapa do Circuito Paraense de Futevôlei, na sede da Tuna Luso, no bairro do Souza. O evento é uma parceria da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), e a Federação Paraense de Futevôlei (FEPAFv) e contará com as categorias Aberto, Master, Acesso, Super Master e Misto.

Mais de 100 duplas de futevôlei de Belém e de cerca de 20 municípios do interior do Estado irão participar da competição. Wilson Neto, secretário da Sejel, explica que a Prefeitura de Belém tem uma preocupação direta com esportes como o futevôlei, menos conhecidos pela população. “A preocupação da nossa secretaria é justamente democratizar o atendimento ao esporte, continuar dando atendimento para os esportes olímpicos, mais tradicionais, mas também dar a oportunidade para os outros esportes. O futevôlei é um esporte muito grande no nosso Estado e desde 2017 procuramos fortalecê-lo ainda mais”, disse.

O futevôlei consiste na utilização dos movimentos dos pés e cabeça com a bola, em uma quadra de areia cortada por uma rede, surgiu na década de 60 no Rio de Janeiro, inicialmente como uma brincadeira, e logo se popularizou pelo mundo. Em 1998, surgiu a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv) e os primeiros campeonatos nacionais foram realizados. O futevôlei é uma prática desportiva e o número de atletas que praticam essa modalidade cresce a cada dia.

Fundada em 2018, a Federação Paraense de Futevôlei faz um trabalho de divulgação do esporte, colaborando com o crescimento da modalidade. “O futevôlei no Pará já existe há trinta anos, começou nos clubes da capital paraense e rapidamente se espalhou no interior. A federação veio para dar o suporte para os praticantes, organizar o esporte e elevar o nível dos competidores”, destacou Eduardo Melão, presidente da Federação.

Fabrício Foreliza é educador físico e há 19 anos pratica o esporte, sendo considerado um dos melhores jogadores do Estado. “Comecei a praticar com 13 anos, por curiosidade mesmo e havia poucos praticantes na época”, contou. “Com o tempo, não parei mais, o futevôlei faz parte da minha rotina e agradeço ao esporte pelo que ele me proporcionou”, elogiou.

Para Fabrício, eventos como este são fundamentais, para promover o esporte, principalmente entre crianças e adolescentes. “Como educador físico, eu acredito que circuitos como esse precisam ser promovidos. Esportes como o futevôlei são muito atrativos, agrega crianças e adolescentes, principalmente de origem mais humilde”, disse o educador físic.  

O secretário da Sejel, Wilson Neto, reforça ainda a importância do esporte para a economia da cidade. “Quando Belém recebe um evento como o Circuito do Futevôlei, nós passamos a gerar receita para a cidade, por meio de serviços. O papel também tem esse, o de eventos que geram turismo, serviços, emprego e renda, não sendo um benefício apenas para os atletas”, completou Neto.

Serviço - A primeira etapa do Circuito Paraense de Futevôlei será nos dias 8 e 9 de junho, das 8 às 18 horas, na sede da Tuna Luso, no bairro do Souza. Entrada gratuita.

TAGS:

Relacionadas: