O Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) será contemplado com o Projeto Estratégico para Apoio Técnico às Coordenações Estaduais e Municipais para reorganização dos CTAs, do Ministério da Saúde, realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Técnicos das duas instituições visitaram a Sesma na terça-feira, 4, e na quarta-feira, 5, com o objetivo de detalhar o projeto e vistoriar as instalações do CTA.
A unidade do CTA Belém atende as necessidades de saúde dos segmentos sociais com maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV, com oferta de testes sorológicos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além do encaminhamento dos usuários com resultados positivos para os serviços de referência disponíveis na rede de atenção à saúde.
Inserido nas diretrizes para organização do CTA no âmbito da prevenção combinada e nas redes de atenção à saúde, do Ministério da Saúde, o projeto visa ampliar o acesso aos serviços oferecidos pelo CTA Belém por meio da contratação de pessoal, aquisição de novos equipamentos e material de consumo, bem como melhorias nas instalações.
De acordo com a representante da Opas, Grasiela Araújo, a implementação das atividades do projeto são desafiadoras e ajudarão a melhorar os indicadores e o monitoramento das atividades do CTA. “Já vimos que este centro é uma iniciativa que deu certo e um dispositivo muito presente para a população. Com o projeto aqui instalado, será uma oportunidade de o CTA ser também um observatório para demais iniciativas. Estamos interessados em dar o apoio administrativo e técnico para melhorar o atendimento e fazer uma experiência de sucesso”, destacou ela.
Para a representante do Mistério da Saúde, Ana Mônica de Melo, o projeto também visa motivar a secretaria a melhorar e programar novas ações. “Estamos aqui para verificar todos os itens a serem adequados no projeto, avançar nas questões técnicas para fazer o quanto antes essa assinatura e implantar as ações. O recurso para implementação já está garantido”, disse.
O CTA atua com 30 profissionais e atende cerca de 70 pessoas para realização de 280 testes rápidos por dia. Com a implementação do projeto, será possível, além da realização de testes rápidos, ofertar ações de prevenção combinada do HIV, ampliar as ações externas educativas e de prevenção junto às populações chave e prioritárias, realizar profilaxia pós-exposição e pré-exposição ao HIV (PEP e PrEP) e realizar diagnóstico e tratamento da sífilis, das hepatites virais e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dentre outras iniciativas.
O secretário municipal de Saúde, Sergio Amorim, reforçou a importância da reformulação do CTA Belém por meio do projeto. “Com essa parceria vamos poder ampliar a testagem e aumentar a capacidade de diagnóstico, além de atingir um público maior. Mas, mesmo antes de concluir a implantação do projeto, tem uma base de ações que já poderemos e faremos de tudo para implementar, contando com o apoio do Ministério da Saúde”, afirmou.
Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.