Manhã de muitas atividades durante a programação promovida neste sábado, 8, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), na Praça Milton Trindade, conhecida como Horto Municipal. As atividades fazem parte das ações da XVI Semana do Meio Ambiente, iniciada na última segunda-feira.
O público alvo do evento foram as famílias que visitaram a praça buscando um momento de lazer. As crianças presentes contaram com uma vasta programação, com a criação de atividades lúdicas e oficinas que ensinaram sobre as questões de preservação ambiental por meio de brincadeiras.
Isabela Pantoja, mãe do pequeno Davi Pantoja de um ano, mora no Marco e por meio das mídias sociais teve conhecimento da atividade. “Trouxe meu filho, pois acredito que aqui ele teria a oportunidade de ter contato com a natureza de forma segura. Acredito também que se estimularmos desde cedo a questão da conscientização ambiental, teremos adultos muito mais engajados em causas importantes”, comentou Isabela.
A pedagoga Andrea Cozzi, de 42 anos, levou o filho André Cozzi para participar das atividades. “Nós vivemos na Amazônia, então nada mais justo que a gestão da nossa cidade promova ações que estimulem a conscientização da população. Moro próximo do Horto e achei incrível poder trazer meu filho para participar de ações que formam pessoas mais preocupadas com o nosso meio ambiente”, disse Andrea.
Animado, Andre Cozzi de 9 anos, comentou sobre as novidades que havia aprendido durante as brincadeiras. “Amei a atividade que participei. Descobri que existem 26 espécies de minhocas, e que elas gostam de comer casca de ovo e melancia, mesmo sendo gigante para elas”, disse com humor.
O diretor geral da Semma, Marcelo Mouta, explicou que a secretaria, em parceria com demais órgãos da Prefeitura de Belém, organizaram uma manhã de conscientização ambiental, no qual assuntos relevantes foram debatidos. “A conservação da nossa natureza é o foco principal das atividades desenvolvidas. Como o maior público é o infantil, nada mais justo que passar informações de um modo lúdico, explorando a construção da responsabilidade desde pequeno”, pontuou Marcelo.
Durante a manhã, as crianças participaram de apresentação de peças teatrais com fantoches. Participaram ainda de trilhas ecológicas, brincadeiras sobre coleta seletiva, compostagem e pinturas artísticas.
A equipe do Bosque Rodrigues Alves fez a exposição de animais empalhados e exposição de maquetes, que falaram sobre a importância das unidades de conservação florestal. O público contou também com as oficinas de criação de vasos em argila, sabão, doação de mudas de plantas e adubos líquidos, além da exposição de trabalhos científicos.
Atividades - Outras praças de Belém também fizeram parte das atividades relacionadas à XVI Semana do Meio Ambiente, neste sábado, como a Praça dos Estivadores, Praça Oswaldo Cruz e Praça Amazonas, que receberam as equipes do departamento de áreas verdes públicas e de paisagismo da Semma e os voluntários do projeto Mãos que Ajudam, atuando no planto de arbóreas, limpeza e pintura nas praças.
Constantino Alcântara é um dos diretores do programa Mãos que Ajudam e comentou que o objetivo do grupo é doar uma manhã ou um dia de trabalho em prol de um bem maior. “Trabalhamos com diversas atividades, dentre elas a manutenção e revitalização de praças. Hoje nós estamos mais uma vez atuando em conjunto com a Prefeitura de Belém, pois entendemos que as atividades relacionadas ao bem estar do nosso meio ambiente são importantes”, concluiu.