As mais de 700 famílias do Residencial Viver Primavera, no bairro do Tapanã, receberam na manhã deste sábado, 15, diversos serviços de saúde em ação realizada pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
De acordo com o secretário municipal de saúde, Sérgio de Amorim, a ação buscou atingir um público que não tem ainda uma cobertura de saúde da família. “Trouxemos todos os serviços da secretaria para atendê-los e para que tenham acesso à saúde. Daremos, portanto, os devidos encaminhamentos dos exames que forem demandados daqui”, afirmou.
Foram disponibilizados aos moradores consultas médicas e oftalmológicas; aferição de pressão arterial; orientação odontológica e sobre tuberculose e hanseníase; avaliação e orientação nutricional; emissão do Cartão SUS; vacinação humana e animal; teste de glicemia; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; exames de preventivo do câncer do colo do útero (PCCU); mamografias; e educação em saúde para idosos, homens e mulheres.
“As políticas de referência de saúde trouxeram suas equipes para orientação sobre saúde mental, tabagismo, violência contra mulheres, idosos, dentre outros”, ressaltou Vera Fonseca, coordenadora da Referência Técnica em Saúde Mental.
Moradora do residencial, a técnica de enfermagem Walesca Trindade, 36 anos, disse que a ação foi muito satisfatória. “Quero parabenizar a atitude da prefeitura com esta ação. Fiz alguns exames e ainda trouxe meu cachorro, o Spyke, para vacinar contra a raiva”.
No carro da vacina, a doméstica Maria Castro levou o filho Miguel por saber da importância da imunização. “Fiquei sabendo da ação pelo grupo que temos na comunidade e aproveitei para trazer meu filho para vacinar e busquei também outros serviços que estava interessada. Espero que tenham mais ações como esta”, contou.
“Consegui vários exames e vejo esta ação como algo muito positivo. É como ter uma unidade de saúde na porta de casa”, destacou a moradora Maria do Socorro Neves.
Viver Primavera – O residencial foi o primeiro conjunto habitacional entregue na capital paraense através do programa “Viver Belém – Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.
O programa está inserido no “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e foi viabilizado em Belém com a assinatura da Lei Municipal nº 9014/2013, pelo prefeito Zenaldo Coutinho.